Moradores da zona rural de Pelotas podem solicitar o serviço de forma on-line, mas precisam ter estrutura adequada para receber e armazenar a água
12/01/2023 | 03:01:55
Diante dos efeitos da estiagem que atinge a região, o abastecimento de água feito com caminhões-pipa na zona rural de Pelotas ganha ainda mais importância. O Sanep recebe diariamente novas solicitações de ingresso na rota do serviço, a partir disso informa a população sobre as adequações necessárias que devem ser seguidas para o fornecimento de água nesta modalidade.
Confira a estrutura necessária para poder receber água do caminhão-pipa
O cliente precisa instalar uma rede interna para que o veículo forneça água à residência através de uma espera, que deve ficar junto à cerca e/ou à rua. É necessário que esta rede esteja enterrada para manter a sua conservação e evitar rompimentos e, também, deve ser realizada com mangueira ou cano de PVC de uma polegada e meia (1’30’’) ou 50 mm, com um registro na ponta e um adaptador de rosca externa.
O reservatório de água deve ter capacidade de, no mínimo, 500 litros e de, no máximo, 5 mil litros. O abastecimento será realizado a cada quinze dias, obedecendo ao cronograma de atendimento das residências e garantindo que o caminhão-pipa chegue a todos que precisam. Para isso, os moradores terão um prazo de 60 dias para viabilizar as obras e adequar os seus sistemas de abastecimento a partir da data de notificação por parte do Sanep.
Para otimizar a execução dos serviços está vedada a entrada do veículo nos pátios internos das casas, bem como o abastecimento em poços, cacimbas, açudes, fontes, escavações, bombonas, baldes e vasilhames em geral. Além disso, os funcionários também ficam impedidos de acessar os reservatórios utilizando escadas, para evitar acidentes.
Cadastramento para receber água do caminhão-pipa na zona rural de Pelotas
Os moradores da zona rural que ainda não estão inscritos e desejam solicitar o serviço devem realizar o cadastro pelo site ou pelo e-mail [email protected].