Dúvidas

Possui dúvidas sobre algum tipo de serviço prestado pelo Sanep ou precisa saber qual documentação é necessária para solicitar algum requerimento? Confira na nossa sessão de dúvidas. Caso sua resposta não esteja nesta relação de perguntas e respostas, entre em contato conosco pelo 115 ou nas nossas redes sociais.

Pedido por escrito de um grupo de moradores solicitando um serviço ao SANEP. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Telefone para contato.

Quando se trata de imóvel rural e não há rede de abastecimento, o morador pode requerer abastecimento através do caminhão pipa sob pagamento de taxa fixa mensal e cadastramento no SANEP - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Telefone para contato.

Procedimento para avaliar o funcionamento do hidrômetro. Se o hidrômetro apresentar bom funcionamento, o serviço será cobrado. Se apresentar porcentagem de erro, o usuário ficará inseto do pagamento do serviço e serão corrigidas as últimas 3 leituras - A solicitação deve ser feita pelo e-mail ou pelo nosso site . [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

Procedimento para alteração de categoria do imóvel. (ex: tarifa social, filantrópica, templo). - Enviar a solicitação (exemplo de declaração ao final do documento) por escrito com assinatura de próprio punho (declaração válida somente ao titular) para o e-mail [email protected]; - Documentação exigida (em anexo pelo e-mail) - Cópia do RG + CPF; - Folha Resumo do Cadastro Único(CRAS) atualizada até 2 anos com assinatura e carimbo (O titular deve estar incluso no corpo familiar e o endereço do SANEP e da Folha Resumo devem ser exatamente o mesmo); - Telefone para contato; - Sobre a comprovação da renda: - Se houver residente pertencente ao corpo familiar com 60 anos ou mais a renda per capta não pode ultrapassar R$ 1.500,00 reais; - Caso os residentes tiverem idade inferior a 60 anos, a renda per capta não pode ultrapassar metade de um salário mínimo.

- A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - Documentação exigida: - RG e CPF; - Número de inscrição e endereço completo; - Telefone para contato.

Solicitação para que seja feita analise de água efluentes, água tratada ou água de reuso. - Deve ser solicitada pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Telefone para contato.

Análise químico-físico e/ou bacteriológica de água Quem pode solicitar: Responsável pelo local da coleta. - Deve ser solicitada pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Telefone para contato.

Para solicitar a analise ou alteração de projeto hidrossanitário de apresentar : - Cópia impressa do projeto ( 1 via se necessário certidão de viabilidade técnica, memorias, especificações e planilhas); - Certidão de registro de imóvel (com emissão não superior a 90 dias); - Comprovante de pagamento da ART/RRT do profissional; - Um envelope pardo. Observação: Caso não haja alteração da área , a ART/RRT pode ser a mesma. O pedido pode ser feito pelo proprietário do imóvel ou pelo profissional responsável pelo projeto. Caso o pedido seja realizado por secretário ou estagiário, este de apresentar procuração. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected], ou realizar um agendamento online pelo site

Quando o pagamento foi feito, mas não teve baixa no sistema. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso site. - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Inscrição do imóvel; - Comprovante de pagamento; - Telefone para contato.

Procedimento que cancela as tarifas de água e/ou esgoto. Nas seguintes opções: tarifas geradas após corte / imóveis sem ligação de água / imóvel sem ligação de esgoto - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato. Quem pode solicitar: Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído. Documentos: RG ; CPF

Certidão onde o usuário poderá solicitar informação referente ao imóvel junto ao SANEP. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

Área alagadiça crônica é somente aquela que fica sempre cheia de água e não escoa quando ocorrem chuvas muito fortes. - Deve ser solicitada pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso site - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

Quando o hidrômetro apresenta problema, tais como, sujo ou cúpula quebrada. Leituras só poderão ser corrigidas através de aferição do hidrômetro. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected], ou pelo nosso site. - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

Solicitação de conserto, após serviços/obras prestados. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

É a criação de uma inscrição para condomínio. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

Separação de dívida: - Escritura Pública ou contrato de compra e venda, onde conste os termos da negociação Arrematação : Carta de arrematação com os termos do negócio. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

Quando o imóvel é autuado. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

Solicita devolução de pagamento indevido, podendo ser em espécie ou em compensação de tarifas posteriores - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

Quando o usuário teve o hidrômetro furtado, é necessário fazer o Boletim de Ocorrência. Após, será encaminhado, automaticamente, para instalação de novo hidrômetro. Deve ser informado no campo "observações" se o imóvel está sem água. Quem pode solicitar: Responsável pelo imóvel ou que tenha comprovante de vínculo com o imóvel - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected], ou pelo nosso site - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

É quando mais de uma economia no mesmo terreno, se abastecendo do mesmo ramal de água, quando isto ocorre é possível solicitar a individualização da ligação que possibilita a instalação de um hidrômetro para cada residência. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - Documentação exigida para o titular da conta e demais residentes interessados em obter uma nova ligação de água e hidrômetro próprio (em anexo no e-mail): - RG e CPF; - Telefone para contato de todos os envolvidos; - Número de inscrição junto ao Sanep. - O titular da conta deve necessariamente preencher autorização particular permitindo a abertura do requerimento individualização de ligação de água; - Dívidas (se houver) devem ser negociadas antes de fazer a solicitação; - Será enviado um folder com instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações; - O usuário deverá ter o cavalete pronto, conforme orientações, para que o Sanep possa colocar o hidrômetro em local acessível para visualização e manutenção; - Qualquer dúvida deve ser enviada pelo mesmo e-mail da solicitação.

- A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - Documentação exigida: - RG e CPF; - Número de inscrição junto ao Sanep; - Telefone para contato; - Declaração de próprio punho, solicitando ligação de esgoto com data e assinatura. - O proprietário (titular) do imóvel deverá solicitar ligação de esgoto somente após a ligação de água ser executada. - O usuário deve informar se a rua é calçada, sem calçamento ou pavimentada.

Procedimento que possibilita a primeira ligação de água. Até 159 m² não precisa aprovação de projeto hidrossanitário para residências. - Enviar o pedido para [email protected]; - Enviar os seguintes documentos escaneados: - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho; - CPF; - Doc. do imóvel - (REGISTRO DE IMÓVEL) e/ou CONTRATO DA CAIXA, ESCRITURA PÚBLICA DE COMPRA E VENDA E/OU CONTRATO DE COMPRA E VENDA (todas as folhas) atualizado até 5 anos. - Alvará de projeto hidrossanitário (se imóvel acima de 159m ou se for comércio) - Contrato Social (se for firma/empresa), ou Comprovante de Empresário Individual - Informações exigidas: - Número de moradores da casa; - Se possui caixa de água e se é sobrado; - Se a rua é asfaltada, chão batido ou calçada; - Área construída do imóvel; - Se é para uso residencial ou não; - Número de inscrição junto ao Sanep (se já possuir); - Telefone para contato. - Sobre acessibilidade do hidrômetro - Será enviado um folder com instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações; - O usuário deverá ter o cavalete pronto, conforme orientações, para que o Sanep possa colocar o hidrômetro em local acessível para visualização e manutenção. - A ligação de esgoto pode ser solicitada após a execução da ligação de água; - Será enviado o número do requerimento e o contrato que o usuário deve assinar e retornar através do e-mail.

É quando não há projeto de hidrossanitário aprovado. este procedimento é mais utilizado em obras de construtoras. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Inscrição do imóvel; - Telefone para contato. - Documento de propriedade do imóvel - Alvará de projeto hidrossanitário (se imóvel acima de 159m ou se for comércio) ; contrato social (se for firma/empresa);

É o procedimento para alterar a data de vencimento da conta. Nos seguintes dias: 10 ; 15 ; 20 ou 25. IMPORTANTE: no campo "observações" informar a nova data. - Deve ser solicitada pelo e-mail [email protected], ou pelo nosso site - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - Documentação exigida: - CPF e RG; - Número de inscrição junto ao Sanep; - Telefone para contato; - Declaração de próprio punho, com data e assinatura, solicitando a mudança de local de cavalete/hidrômetro. - Será enviado um folder com instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações no novo local; - O usuário deverá ter o cavalete pronto, conforme orientações, para que o Sanep possa colocar o hidrômetro em local acessível para visualização e manutenção; - Após a construção do nicho e abertura do pedido via e-mail, o Sanep envia o número do protocolo ao usuário; - Com o protocolo em mãos, o usuário deve solicitar à Fiscalização do Sanep via whatsapp - (53) 984214886 - para que a equipe faça a vistoria do nicho; - Após a liberação por parte da Fiscalização, a equipe responsável por efetuar a troca irá executar o serviço o mais breve possível.

É o procedimento que muda o ramal do esgoto (troca os canos do esgoto da casa para rua). Quem pode solicitar: Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído - Deve ser solicitada pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

É o procedimento que muda o ramal de água (troca os canos da entrada de água). Quem pode solicitar: Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído. Documentos: RG ; CPF

É o procedimento que muda o ramal e local da entrada de água. - Deve ser solicitada pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

A rigor possui legitimidade ativa para realizar parcelamento de débitos frente à Autarquia: 1) o usuário devidamente cadastrado, seja na condição de proprietário, ou na condição de promitente. 2) terceiros podem fazê-lo em nome do usuário, desde que com autorização expressa do mesmo, mediante procuração ou documento equivalente. 3) Excepcionalmente, em caso de falecimento do usuário, ou em sua impossibilidade - devidamente comprovada - seus ascendentes ou descendentes poderão realizar o parcelamento, desde que o parentesco seja comprovado documentalmente. - Deve ser solicitada pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

Pode ser solicitada quando o imóvel possui débito com mais de dez anos, que não sofreu negociação. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

É o procedimento que possibilita a religação no cano mestre (meio da rua) - Deve ser solicitada pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

- A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - Documentação exigida (em anexo pelo e-mail): ● RG e CPF; ● Número de inscrição junto ao Sanep; ● Telefone para contato; ● Laudo com informações de quando ocorreu, forma que ocorreu e quando foi consertado autenticado em cartório, com data e assinatura do profissional ou pessoa que realizou o serviço; ● Fotos de antes e depois do conserto; ● Declaração de próprio punho, com data e assinatura, solicitando a revisão de consumo por vazamento. - Todos estes documentos originais deverão ficar guardados caso seja necessário comprovação futura. - O pedido será analisado e deverá aguardar o retorno com o número do protocolo pelo e-mail solicitado.

Procedimento que analisa as divergências de valores e consumo de água das tarifas - Deve ser solicitada pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

Procedimento que suspende o fornecimento de água no cano mestre, ou seja, desliga o ramal de água da rede. A partir da solicitação não gera tarifas, somente a taxa de resíduos sólidos - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - Documentação exigida (em anexo no e-mail): - RG e CPF do titular da conta; - Telefone para contato; - Número de inscrição junto ao Sanep. - Para solicitar a suspensão de água no cano mestre não pode ter ninguém residindo no imóvel e nem ser apartamento; - Mesmo após a suspensão do abastecimento, será cobrado a taxa de lixo conforme LEI Nº 6.411, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2016. - O serviço tem um custo tabelado de acordo com cada tipo de rua: - Rua sem calçamento R$239,55; - Rua com calçamento R$ 298,17; - Rua asfaltada R$ 466,09;

Possibilita a entrega das tarifas em outro imóvel, no município de Pelotas que possua cadastro ativo junto ao SANEP. IMPORTANTE: no campo "observações" informar o novo endereço para entrega da conta. Se você possui documento de propriedade do imóvel, e ainda não solicitou a troca de nome, primeiro é necessário solicitar esse serviço. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso site - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato.

Quando o registro do cavalete apresenta problema de funcionamento. A solicitação deve ser feita pelo e-mail, [email protected], ou pelo nosso site. - Carteira de identidade ou outro documento de identificação - CPF - Comprovante da conta de água - Telefone para contato

Quando o registro do cavalete apresenta problema de funcionamento. A solicitação deve ser feita pelo e-mail, [email protected], ou pelo nosso site. - Carteira de identidade ou outro documento de identificação - CPF - Comprovante da conta de água - Telefone para contato

É o procedimento que altera o nome do proprietário/promitente através de documentos que comprovem a propriedade. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - Documentação exigida: - Doc. do imóvel - (REGISTRO DE IMÓVEL) e/ou CONTRATO DA CAIXA, ESCRITURA PÚBLICA DE COMPRA E VENDA E/OU CONTRATO DE COMPRA E VENDA (todas as folhas, aceito somente se tiver em nome do então titular da conta de água) atualizado até 5 anos; - Cópia do RG + CPF; - Número da inscrição junto ao Sanep; - Telefone para contato; - Declaração de próprio punho, com data e assinatura, solicitando a troca de proprietário/promitente.

Quando é identificado vazamento no cavalete. A solicitação deve ser feita pelo e-mail, [email protected], ou pelo nosso site. - Carteira de identidade ou outro documento de identificação - CPF - Comprovante da conta de água - Telefone para contato

É o procedimento que vai informar se há a viabilidade técnica de ligação de água e esgoto em um local. - A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected]; - RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; - Número da inscrição do imóvel; - Telefone para contato. - Croqui de localização/situação com descrição do projeto que será executado.