Dúvidas

Possui dúvidas sobre algum tipo de serviço prestado pelo Sanep ou precisa saber qual documentação é necessária para solicitar algum requerimento? Confira na nossa sessão de dúvidas. Caso sua resposta não esteja nesta relação de perguntas e respostas, entre em contato conosco pelo 115 ou nas nossas redes sociais.

Pedido por escrito de um grupo de moradores solicitando um serviço ao SANEP.
- A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected];
- RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF;
- Telefone para contato.

Disponível para imóveis da zona rural onde não há rede de abastecimento. Ao entrar em rota de abastecimento dos pipas, será gerado um cadastro e cobrança mensal. Podendo ser cancelado o abastecimento posteriormente, conforme interesse.
Quem pode solicitar? Cidadão maior de 18 anos residente em zona rural
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou pelo site ou atendimento presencial mediante agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Referência detalhada para identificar o endereço.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo ABASTECIMENTO POR CAMINHÃO PIPA com data e assinatura

Procedimento para avaliar o funcionamento do hidrômetro. Se o hidrômetro apresentar bom funcionamento, o serviço será cobrado. Se apresentar porcentagem de erro, o usuário ficará isento do pagamento do serviço e serão analisadas as últimas três leituras. É a única maneira de se corrigir a marcação colhida em uma leitura.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou pelo site ou atendimento presencial mediante agendamento
Como é o procedimento? Será feita a retirada do hidrômetro, para isso o aparelho NECESSARIAMENTE precisa ter acessibilidade no padrão Inserir link https://sanep.com.br/hidrometro, e assim garantir a retirada do equipamento sem qualquer empecilho ou impedimento.
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; • Número da inscrição do imóvel
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo AFERIÇÃO DE HIDRÔMETRO com data e assinatura

Procedimento para alteração de categoria do imóvel (ex: Residencial; Residencial Social, Filantrópico, Comercial/Serviços, Indústria, Templo, e Pública).
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído; Componente familiar incluso na Folha Resumo.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou Atendimento presencial mediante agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Número da inscrição do imóvel
Observação: Para residencial social - Folha Resumo atualizada em até 2 anos. A elegibilidade será analisada tendo como embasamento critérios financeiros e especificações cadastrais vinculadas ao sistema do Sanep. Para templo religioso: Declaração com firma reconhecida, informando que possui ou responde por templo religioso ou casa de religião, assumindo responsabilidade civil e criminal pela informação prestada. Citar endereço; dados pessoais (CPF e RG), bem como data e assinatura. Para PCD, conforme parâmetros da legislação - Lei Municipal 6.294/2015, alterada pela Lei 6.404/2016 (dispõe sobre cobranças realizadas pelo Sanep) - Inciso XIV, do artigo 6º da Lei Federal nº 7.713/1998 (identificação). Alinhado à identificação, o Serviço Social do Sanep considera a renda e o CadÚnico.

A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo site;
Documentação exigida: RG e CPF; Número de inscrição e endereço completo; Telefone para contato.

Solicitação para que seja feita análise de efluentes, água tratada ou água de reuso. O serviço tem um custo de acordo com a tabela de serviços do Sanep.
Onde requerer? Por e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo ANÁLISE DE EFLUENTES com data e assinatura.

Solicitação para que seja feita análise físico-química de água completa ou de componentes específicos.
Quem? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? E-mail: [email protected] ou atendimento presencial mediante agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel se for cadastrado no Sanep.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo ANÁLISE DE ÁGUA com data e assinatura, além da foto ou escaneamento do comprovante.

Para solicitar a análise ou alteração de projeto hidrossanitário.
Quem pode solicitar? Proprietário do imóvel ou pelo profissional responsável pelo projeto; Secretário ou estagiário, mediante apresentação de procuração.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento no site ou pelo telefone (53) 3026.1136
Documentos necessários: Cópia impressa do projeto (1º via se necessário certidão de viabilidade técnica, memórias, especificações e planilhas); Certidão de registro de imóvel (com emissão não superior a 90 dias); Comprovante de pagamento da ART/RRT do profissional
Observação: caso não haja alteração da área, a ART/RRT pode ser a mesma. Se entregue fisicamente por agendamento, juntar os documentos em um envelope pardo.

Quando o pagamento é efetuado e o usuário possui comprovante em mãos, porém não foi dado baixa no sistema do Sanep.
Quem pode solicitar? Responsável financeiro e/ou usuário que possui o(s) comprovante(s) de pagamento.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento ou pelo site.
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Comprovante original de pagamento.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo BAIXA DE TARIFA com data e assinatura, além da foto ou escaneamento do comprovante.

Procedimento que cancela as tarifas de água e/ou esgoto. Nas seguintes opções: tarifas geradas após corte / imóveis sem ligação de água / imóvel sem ligação de esgoto

- A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected];
- RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF;
- Número da inscrição do imóvel;
- Telefone para contato.

Quem pode solicitar: Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Documentos: RG ; CPF

Certidão solicitada pelo usuário para obter informações referentes ao imóvel junto ao Sanep, podendo ser sobre requerimentos concluídos, informações cadastrais e/ou financeiras de períodos específicos e com detalhamento das informações a serem fornecidas.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento ou pelo site.
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CERTIDÃO NARRATIVA com data e assinatura, além da foto do comprovante ou o comprovante escaneado

É o documento que atesta a ausência de pendências junto ao Sanep.
Onde requerer? Pelo site ou presencialmente na rua Félix da Cunha, 653, sem necessidade de agendamento
Documentos necessários: inscrição do imóvel

Certidão emitida para os imóveis localizados em áreas alagadiças crônicas.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento ou pelo site.
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel se possuir cadastro no Sanep.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CERTIDÃO ÁREA ALAGADIÇA com data e assinatura, além da foto ou escaneamento do comprovante.

Quando o hidrômetro apresenta problemas, como sujeira, cúpula quebrada e/ou embaçado, de forma a impedir as leituras.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou Atendimento presencial por agendamento ou pelo site.
Como é o procedimento? Será feita vistoria por um funcionário do Sanep para analisar a estrutura do equipamento, caso necessário, será feita a substituição sem custo ao morador. Somente é possível realizar a manutenção e/ou substituição, estando o hidrômetro com total acessibilidade, pois este serviço não é com horário marcado.
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CONSERTO DE HIDRÔMETRO com data e assinatura, além da foto ou escaneamento do comprovante.

Solicitação de conserto, após serviços/obras prestados.
- A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected];
- RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF;
- Número da inscrição do imóvel;
- Telefone para contato.

É a criação de uma inscrição para condomínio. Quando a construtora e/ou administradora responsável por um empreendimento deseja criar condomínio para ser gerada inscrição a todos os apartamentos/casas conforme documentos apresentados de registro de imóveis, e assim inserir identificação dos respectivos hidrômetros.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? Por e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Registro geral do imóvel e individuais atualizadas; Convenção de Condomínio; Ata de constituição do condomínio e posse de síndico
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CRIAÇÃO DE CONDOMÍNIO com data e assinatura.

Solicitação para separação de dívida.
Quem pode solicitar? Comprador e/ou vendedor, locador ou locatário (restrito a vigência do contrato) ou arrematante
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Escritura Pública ou Contrato de Compra e venda contendo os termos da negociação; Contrato de locação (locador precisar estar como titular no Sanep); Carta de Arrematação com os termos do negócio
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CRIAÇÃO DE NOVA INSCRIÇÃO- SEPARAÇÃO DE DÍVIDA com data e assinatura.

Para solicitar a ativação do serviço de débito automático, o usuário deve fazer a solicitação diretamente na sua agência bancária, assim como eventual cancelamento.

Quando o imóvel recebe um auto de infração, o titular pode apresentar sua defesa escrita a próprio punho e/ou digitado constando suas considerações, os dados do imóvel, inscrição, assinatura e data. Caso indeferido o pedido, posteriormente será acrescido na conta o valor da multa condizente com a infração.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial mediante agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel
Observação: Atentar quanto ao prazo legal, contido na notificação, para apresentar a defesa. Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo DEFESA DE AUTO DE INFRAÇÃO com data e assinatura.

Solicitação de devolução de valores pagos, seja por pagamento em duplicidade ou de recálculo de tarifas. A devolução poderá ser em espécie (quando os pagamentos estiverem em dia) ou em compensação de competências tanto anteriores como posteriores, de acordo com cada especificidade da inscrição.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento ou pelo site.
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Apresentação de comprovante de pagamento, caso for duplicidade.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo DEVOLUÇÃO DE IMPORT NCIA e/ou DEVOLUÇÃO POR COMPENSAÇÃO com data e assinatura.

Ocorre quando o usuário teve o hidrômetro furtado. É necessário fazer o Boletim de Ocorrência e, após, solicitar através de requerimento junto ao Sanep a recolocação.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento ou pelo site.
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Boletim de ocorrência
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo FURTO DE HIDRÔMETRO com data e assinatura.

Quando há mais de uma economia no mesmo terreno, com abastecimento pelo mesmo ramal de água, é possível solicitar a individualização da ligação, possibilitando a instalação de um hidrômetro para cada residência.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF de titulares interessados; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Preenchimento de Autorização Particular por parte do titular, permitindo a abertura do requerimento e enviando os dados do(s) interessado(s).
Observação: a) Dívidas (se houver) devem ser negociadas antes de fazer a solicitação; b) Será enviado um fôlder com instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações. O usuário deverá ter o cavalete pronto, conforme orientações, para que o Sanep possa colocar o hidrômetro em local acessível para visualização e manutenção; c) Por via online anexar a Autorização Particular requerendo INDIVIDUALIZAÇÃO DE LIGAÇÃO DE ÁGUA com data e assinatura.

Solicitação para requerer ligação de esgoto.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected], atendimento presencial por agendamento ou no site;
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel
Observação: a) O proprietário (titular) do imóvel deverá solicitar ligação de esgoto somente após a ligação de água ser executada; b) O usuário deve informar se a rua é calçada, sem calçamento ou pavimentada; c) Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo LIGAÇÃO DE ESGOTO com data e assinatura.

Procedimento que possibilita a primeira ligação de água. Se o projeto ou construção tiver mais de 159 m², precisará de aprovação de projeto hidrossanitário.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Registro de imóveis e/ou contrato da Caixa; Escritura pública de compra e venda e/ou contrato de compra e venda (todas as folhas) atualizado até 5 anos, com assinaturas reconhecidas em contratos; Alvará de projeto hidrossanitário (se imóvel acima de 159 m² ou se for comércio); Contrato Social (se for firma/empresa)
Observação: Informações a serem mencionadas: 1. Área construída do imóvel (caso ainda esteja em construção, a projeção de área a construir); 2. Número de inscrição junto ao Sanep (se já possuir); 3. Número de moradores da casa; 4. Se possui caixa de água; 5. Se a rua é asfaltada, chão batido ou calçada; 6. Se é para uso residencial ou não 7. Confirmação de o imóvel/terreno estar identificado Sobre ACESSIBILIDADE do hidrômetro: 1. Será enviado um folder com instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações; 2. O usuário deverá ter o cavalete pronto, conforme orientações, para que o Sanep possa colocar o hidrômetro em local acessível para leitura e manutenção. Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo LIGAÇÃO DE ÁGUA com data e assinatura.

Ligação de água provisória direcionada a construtoras com finalidade de condomínio ou comercial de maior porte (múltiplas unidades) - necessariamente acima de 159 m².
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected]
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Documento de propriedade do imóvel (Registro de imóveis); Inscrição do imóvel (se houver); Contrato Social e CNPJ (se for firma/empresa)
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo LIGAÇÃO PROVISÓRIA DE ÁGUA com data e assinatura.

Solicitado por quem a rigor possui legitimidade ativa para realizar parcelamento de débitos frente à autarquia: 1) o usuário devidamente cadastrado, seja na condição de proprietário, ou na condição de promitente; 2) terceiros podem fazê-lo em nome do usuário, desde que com autorização expressa, mediante procuração ou documento equivalente; 3) Excepcionalmente, em caso de falecimento do usuário, ou em sua impossibilidade - devidamente comprovada - seus ascendentes ou descendentes poderão realizar o parcelamento, desde que o parentesco seja comprovado documentalmente.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial mediante agendamento;
Documentos necessários: RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; Número da inscrição do imóvel; Telefone para contato.

Solicitação para análise de possível prescrição de débitos administrativos com mais de dez anos, sem pagamentos e sem novação de débitos através de renegociações.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial mediante agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo PRESCRIÇÃO DE DÉBITOS com data e assinatura.

fornecimento a pedido
Procedimento que possibilita a religação no cano mestre (meio da rua), de acordo com protocolo aberto anteriormente de suspensão a pedido, mediante cobrança de taxa respectiva ao custo vigente do serviço.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou via atendimento presencial, mediante agendamento feito pelo telefone 3026-1144 ou pelo e-mail [email protected]ail.com
Documentos necessários: CPF e RG (ou CNH ou Carteira de Trabalho), telefone para contato, inscrição do imóvel e declaração escrita a próprio punho requerendo “RELIGAÇÃO DE ÁGUA NO CANO MESTRE A PEDIDO”, com data e assinatura.
Observação: O cavalete e o hidrômetro precisam estar com acessibilidade no padrão Sanep de leitura e manutenção para ser realizada a religação a pedido.

Solicitação onde o titular identifica um vazamento, conserta ou contrata uma empresa para sanar o ocorrido. Requer assim, uma revisão (desconto) quanto ao seu excesso que, necessariamente, destoe de 30% da média do últimos três meses do consumo habitual registrado.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou via atendimento presencial, mediante agendamento feito pelo telefone 3026-1144 ou pelo e-mail [email protected]
Documentos necessários: CPF e RG (ou CNH ou Carteira de Trabalho), telefone para contato, inscrição do imóvel, laudo, fotos e notas fiscais, e declaração escrita a próprio punho requerendo “REVISÃO DE CONSUMO POR VAZAMENTO”, com data e assinatura.
Observação: Apresentar um laudo contendo informações como: data da identificação do vazamento (seja visível ou oculto), ponto do imóvel ou terreno onde identificou, como resolveu o problema e data em que sanou a questão. Se o conserto for realizado por particular ou empresa, deverá conter autenticação em cartório da assinatura de quem consertou (caso o titular tenha consertado, não necessita autenticação). Deverão estar mencionados os materiais utilizados, fotos, preferencialmente, do antes e posterior ao conserto, notas de materiais que venha a ter comprado para o conserto (caso não tenha feito compra, mencionar no laudo o motivo de não possuir notas fiscais do material utilizado). Em via online, guardar documentação anexada comprobatória para caso for apresentar presencialmente

Solicitação para revisar valores de tarifas que tiveram problemas no cálculo, exceto as situações envolvendo a cobrança por problemas de consumo que devem ser encaminhados pelas ocorrências de aferição, consumo e/ou vazamento.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail [email protected] ou via atendimento presencial, mediante agendamento feito pelo telefone 3026-1144 ou pelo e-mail [email protected]
Documentos necessários: CPF e RG (ou CNH ou Carteira de Trabalho), telefone para contato e inscrição do imóvel

Procedimento que suspende o fornecimento de água no cano mestre, ou seja, desliga o ramal de água da rede. Relacionado a pontos residenciais que não tenham o abastecimento para outro imóvel no mesmo terreno e que não envolvam apartamentos ou imóveis com identificação ‘Cohab’.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail [email protected] ou via atendimento presencial, mediante agendamento prévio feito pelo telefone 3026-1144 ou pelo e-mail [email protected]
Documentos necessários: CPF e RG (ou CNH ou Carteira de Trabalho), telefone para contato, inscrição do imóvel e declaração escrita a próprio punho requerendo “SUSPENSÃO DE ÁGUA NO CANO MESTRE A PEDIDO”, com data e assinatura.
Observação: Mesmo com a suspensão, seguirá a cobrança referente à taxa de lixo (Lei Municipal nº 6.411) e deverá ser mencionado, no protocolo, o endereçamento de entrega, assim como dar continuidade no envio de possíveis débitos parcelados.

É o procedimento que altera a data de vencimento da conta. Os dias disponíveis são 10, 15, 20 e 25 de cada mês.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou pelo site.
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo MUDANÇA DA DATA DE VENCIMENTO com data e assinatura.

Solicitação para o Sanep realizar a mudança de local de cavalete/hidrômetro e assim torná-lo acessível à leitura e manutenção.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel
Observação: a) Será enviado um fôlder com instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações de medida e posição na construção do nicho. A abertura do protocolo se dará somente após a comprovação da instalação do nicho conforme a legislação vigente; b) Após a abertura do protocolo, o usuário deve solicitar a vistoria do nicho por parte da Fiscalização via whatsapp - (53) 984214886. Após a liberação, a equipe responsável por efetuar a troca executará o serviço; c) Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo MUDANÇA DA DATA DE VENCIMENTO com data e assinatura.

Solicitação para entrega de conta em outro endereço ou retornar ao endereço de origem (devendo ser, em caso de alteração, a entrega feita em endereço com tarifas ativas junto ao Sanep).
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via site, e-mail: [email protected] ou via atendimento presencial por agendamento, através do telefone 3026-1144 ou do e-mail [email protected]
Documentos necessários: CPF e RG (ou CNH ou Carteira de Trabalho), telefone para contato, inscrição do imóvel e declaração escrita a próprio punho requerendo “TROCA DE LOCAL DE ENTREGA DA CONTA”, com data e assinatura.

É o procedimento que muda o ramal do esgoto (troca os canos do esgoto da casa para rua).
Quem pode solicitar: Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
- Deve ser solicitada pelo e-mail [email protected] ou no site;

- RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF;
- Número da inscrição do imóvel;
- Telefone para contato.

Solicitação de mudança de ramal de água, quando há problemas que impedem o abastecimento de forma adequada. Será cobrada taxa de mão de obra para execução.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Como é o procedimento? A partir da abertura do protocolo, será realizada uma vistoria técnica pelo Sanep a fim de identificar o custo do serviço e a viabilidade. Então, constará no protocolo e será informado ao requerente sobre a necessidade de se efetuar o pagamento de um boleto a ser gerado pelo setor de atendimento para dar continuidade a solicitação.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento, ou pelo site.
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo MUDANÇA DE RAMAL DE ÁGUA com data e assinatura.

Solicitação em situações específicas em que o usuário precisa realizar a mudança de ramal e local de água. Será cobrada taxa de mão de obra para execução.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Como será o procedimento? A partir da abertura do protocolo, será realizada uma vistoria técnica pelo Sanep a fim de identificar o custo do serviço e a viabilidade. Então, constará no protocolo e será informado ao requerente sobre a necessidade de se efetuar o pagamento de um boleto a ser gerado pelo setor de atendimento para dar continuidade a solicitação.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected], atendimento presencial por agendamento ou no site
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo MUDANÇA DE RAMAL DE ÁGUA com data e assinatura.

Solicitação para troca/substituição do registro contido no cavalete.
Quem pode solicitar? Morador e/ou parte interessada na troca
Onde requerer? Via site, via e-mail [email protected] ou por canais de emergência (115 ou 3026-1144), em casos onde haja vazamento ou haja demanda imediata para a troca.
Documentos necessários: RG, CPF, número de inscrição do imóvel e telefone para contato. Sendo feito pedido pelo telefone, é necessário informar somente nome completo, endereço e inscrição contida na conta.
Observação: Não será gerada cobrança para a troca do equipamento, mas é importante que a equipe possa ter acesso pleno ao cavalete/hidrômetro para, prontamente, atender a demanda sem dificuldades quanto ao acesso.

Solicitação para realizar a troca de titularidade contida na conta
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel; procurador legalmente constituído; vendedor; arrematante; locador e/ou locatário; viúvo (a) mencionado no atestado de óbito ao qual o(a) esposo(a) era o titular da conta.
Onde requerer? Via e-mail [email protected] ou atendimento presencial mediante agendamento prévio, feito pelo telefone 3026-1144 ou e-mail [email protected]
Documentos necessários: RG, CPF, número de inscrição do imóvel junto ao Sanep, telefone para contato, Escritura Pública e/ou Registro de Imóveis (atualizado ou com até 5 anos) ou Contrato de Compra e Venda ou Contrato da Caixa Econômica Federal (atualizado ou com até 5 anos) ou Carta de Arremate em caso de leilão ou Contrato de Locação autenticado em cartório. Via e-mail, também anexar uma declaração a próprio punho requerendo “TROCA DE NOME PROPRIETÁRIO/PROMITENTE”, com data e assinatura.
Observação: Caso houver inventário, o inventariante poderá abrir troca de nome para sucessão, pois é o representante legal da sucessão.

Quando é identificado vazamento no cavalete.
Onde requerer? Via e-mail [email protected] ou pelo site
Documentos necessários: CPF, RG (ou CNH e Carteira de Trabalho), comprovante da conta de água e telefone para contato

É o procedimento que vai informar se há a viabilidade técnica de ligação de água e esgoto em um local.
Onde requerer? Via e-mail [email protected]
Documentos necessários: CPF e RG (ou carteira de motorista ou Carteira de Trabalho), número da inscrição do imóvel, telefone para contato e croqui de localização/situação, com descrição do projeto que será executado.