Dúvidas

Possui dúvidas sobre algum tipo de serviço prestado pelo Sanep ou precisa saber qual documentação é necessária para solicitar algum requerimento? Confira na nossa sessão de dúvidas. Caso sua resposta não esteja nesta relação de perguntas e respostas, entre em contato conosco pelo 115 ou nas nossas redes sociais.

Pedido por escrito de um grupo de moradores solicitando um serviço ao SANEP.
- A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected];
- RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF;
- Telefone para contato.

Disponível para imóveis da zona rural onde não há rede de abastecimento. Ao entrar em rota de abastecimento do pipa, será gerado um cadastro e cobrança mensal. Podendo ser cancelado o abastecimento posteriormente, conforme interesse.
Pode solicitar: Proprietário ou cidadão maior de 18 anos residente em zona rural
Onde requerer:No site ou atendimento presencial mediante agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; ponto de referência detalhada para identificar o endereço.

Procedimento para avaliar o funcionamento do hidrômetro. Se o hidrômetro apresentar bom funcionamento, o serviço será cobrado. Se apresentar porcentagem de erro, o usuário ficará isento do pagamento do serviço e serão analisadas as últimas três leituras.
Será retirado o hidrômetro, para isso é NECESSARIO ter acessibilidade no padrão Inserir link https://sanep.com.br/hidrometro, para garantir a retirada do equipamento sem qualquer empecilho ou impedimento.

Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número de telefone para contato; inscrição do imóvel.

Procedimento para alteração de categoria do imóvel (ex: Residencial; Residencial Social, Filantrópico, Comercial/Serviços, Indústria, Templo, e Pública).
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído; Componente familiar incluso na Folha Resumo.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou Atendimento presencial mediante agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Número da inscrição do imóvel
Observação: Para residencial social - Folha Resumo atualizada em até 2 anos. A elegibilidade será analisada tendo como embasamento critérios financeiros e especificações cadastrais vinculadas ao sistema do Sanep. Para templo religioso: Declaração com firma reconhecida, informando que possui ou responde por templo religioso ou casa de religião, assumindo responsabilidade civil e criminal pela informação prestada. Citar endereço; dados pessoais (CPF e RG), bem como data e assinatura. Para PCD, conforme parâmetros da legislação - Lei Municipal 6.294/2015, alterada pela Lei 6.404/2016 (dispõe sobre cobranças realizadas pelo Sanep) - Inciso XIV, do artigo 6º da Lei Federal nº 7.713/1998 (identificação). Alinhado à identificação, o Serviço Social do Sanep considera a renda e o CadÚnico.

A solicitação deve ser feita no site;
Documentação exigida: RG e CPF; número de inscrição e endereço completo; número do telefone para contato.

Solicitação para que seja feita análise de efluentes, água tratada ou água de reuso. O serviço tem um custo de acordo com a tabela de serviços do Sanep.
Onde requerer? Por e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo ANÁLISE DE EFLUENTES com data e assinatura.

Solicitação para que seja feita análise físico-química de água completa ou de componentes específicos.
Quem? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? E-mail: [email protected] ou atendimento presencial mediante agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel se for cadastrado no Sanep.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo ANÁLISE DE ÁGUA com data e assinatura, além da foto ou escaneamento do comprovante.

Para solicitar a análise ou alteração de projeto hidrossanitário.
Os projetos devem ser enviados ao e-mail: [email protected], em um arquivo de plantas e documentos, reunidos em um único PDF, identificados como: unifamiliar, hidrossanitário, infraestrutura ou alteração de projeto.

* Unifamiliar: 1 cópia de cada prancha, 1 cópia do Registro de Imóvel (90 dias), uma cópia da ART/RRT paga.

* Hidrossanitário: uma cópia de cada prancha uma cópia do Registro de Imóvel (90 dias), uma cópia da ART/RRT paga.

* Infraestrutura: Viabilidade Técnica de Redes, memoriais descritivos, planilhas, Registro de Imóvel (90 dias), ART/RRT paga.

* Alteração de projetos: uma cópia da planta com alteração, uma cópia da ART/RRT paga.

As escalas são todas definidas pelo código de instalações do Sanep, CIP, à disposição no Portal do Sanep em dowloands.
Planta de situação na escala 1:1000
Planta de localização e cobertura na escala 1:200
Planta baixas na escala 1:50
Estereogramas na escala 1:25
E detalhes podem ser sem escala ou na 1:25

Quando o pagamento foi feito, mas não teve baixa no sistema. O SANEP não possui contrato para recebimento de contas com o Banco Original (PicPay)
Quem pode solicitar? Responsável financeiro ou usuário que possui o(s) comprovante(s) de pagamento.
Onde requerer? No site ou atendimento presencial por agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel e comprovante de pagamento.

Procedimento que cancela as tarifas de água e/ou esgoto. Nas seguintes opções: tarifas geradas após corte / imóveis sem ligação de água / imóvel sem ligação de esgoto

- A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected];
- RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF;
- Número da inscrição do imóvel;
- Telefone para contato.

Quem pode solicitar: Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Documentos: RG ; CPF

Para cancelamento do abastecimento do caminhão pipa para imóveis rurais que se cadastraram em outro momento para recebimento.
Pode solicitar: Proprietário ou cidadão maior de 18 anos residente em zona rural
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; referência detalhada para identificar o endereço.

Certidão solicitada pelo usuário para obter informações referentes ao imóvel junto ao Sanep, podendo ser sobre requerimentos concluídos, informações cadastrais e/ou financeiras de períodos específicos e com detalhamento das informações a serem fornecidas.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento ou pelo site.
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CERTIDÃO NARRATIVA com data e assinatura, além da foto do comprovante ou o comprovante escaneado

É o documento que atesta a ausência de pendências junto ao Sanep.
Onde requerer? Pelo site ou presencialmente na rua Félix da Cunha, 653, sem necessidade de agendamento
Documentos necessários: inscrição do imóvel

Certidão emitida para os imóveis localizados em áreas alagadiças crônicas.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? Atendimento presencial por agendamento ou pelo site.
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel se possuir cadastro no Sanep.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CERTIDÃO ÁREA ALAGADIÇA com data e assinatura, além da foto ou escaneamento do comprovante.

Quando o hidrômetro apresenta problemas, como sujeira, cúpula quebrada e/ou embaçado, de forma a impedir as leituras.
Será realizada vistoria para analisar a estrutura do equipamento, caso necessário, é feita a substituição sem custo ao morador. Somente é possível realizar a manutenção e/ou substituição, estando o hidrômetro com total acessibilidade, pois este serviço não é com horário marcado.
Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer:Via site ou atendimento presencial por agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel.

Solicitação de conserto, após serviços/obras prestados.
- A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected];
- RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF;
- Número da inscrição do imóvel;
- Telefone para contato.

É a criação de uma inscrição para condomínio. Quando a construtora e/ou administradora responsável por um empreendimento deseja criar condomínio para ser gerada inscrição a todos os apartamentos/casas conforme documentos apresentados de registro de imóveis, e assim inserir identificação dos respectivos hidrômetros.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? Por e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Registro geral do imóvel e individuais atualizadas; Convenção de Condomínio; Ata de constituição do condomínio e posse de síndico
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CRIAÇÃO DE CONDOMÍNIO com data e assinatura.

Solicitação para separação de dívida.
Quem pode solicitar? Comprador e/ou vendedor, locador ou locatário (restrito a vigência do contrato) ou arrematante
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Escritura Pública ou Contrato de Compra e venda contendo os termos da negociação; Contrato de locação (locador precisar estar como titular no Sanep); Carta de Arrematação com os termos do negócio
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CRIAÇÃO DE NOVA INSCRIÇÃO- SEPARAÇÃO DE DÍVIDA com data e assinatura.

Solicitação para separação de dívida.
Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.

Onde requerer:
No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários:RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato inscrição do imóvel; carta de arrematação com os termos do negócio; registro de Imóvel ou Escritura Púbica de Compra e Venda ou Contrato de Cedência de Posse

Para solicitar a ativação do serviço de débito automático, o usuário deve fazer a solicitação diretamente na sua agência bancária, assim como eventual cancelamento.

Quando o imóvel recebe um auto de infração, o titular pode apresentar sua defesa escrita a próprio punho ou digitada constando suas considerações, os dados do imóvel, inscrição, assinatura e data. Caso indeferido o pedido, posteriormente será acrescido na conta o valor da multa condizente com a infração.
Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários:RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato e inscrição do imóvel.
Observação: Atentar quanto ao prazo legal, contido na notificação, para apresentar a defesa.

Solicitação de devolução de valores pagos, seja por pagamento em outra inscrição, maior do que deveria ou de serviço não realizado.
Caso a devolução desejada seja de pagamento em duplicidade, a solicitação deve ser na ocorrência "Devolução de pagamento em duplicidade".
A devolução poderá ser em espécie (quando os pagamentos estiverem em dia) ou em compensação de competências tanto anteriores como posteriores, de acordo com cada especificidade da inscrição.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel; apresentação do comprovante de pagamento.

Quando o pagamento foi feito em duplicidade ou com valor maior do que a conta.
Pode solicitar: Responsável financeiro ou usuário que possui o(s) comprovante(s) de pagamento.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial por agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel e comprovante de pagamento.

Quando o pagamento foi feito em duplicidade ou com valor maior do que a conta.
Quem pode solicitar? Responsável financeiro ou usuário que possui o(s) comprovante(s) de pagamento.
Onde requerer? No site ou atendimento presencial por agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel e comprovante de pagamento.

Ocorre quando o usuário teve o hidrômetro furtado. É necessário fazer o Boletim de Ocorrência, após solicitar através de requerimento junto ao Sanep a recolocação.
Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? No site ou atendimento presencial por agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel; Boletim de ocorrência.

Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer:
No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários:RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel e contrato social.

Procedimento para alterar a categoria do imóvel para industrial.
Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários:RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel e contrato social.

Procedimento para alteração de categoria do imóvel.
Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários:RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel e estatuto social da entidade.

Procedimento para alterar a categoria do imóvel para categoria pública.
Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários:RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel e contrato social.

Procedimento para alteração de categoria do imóvel para residência.

Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários:RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato e inscrição do imóvel.

Procedimento para alterar a categoria do imóvel residencial para categoria social. A folha resumo atualizada em até 2 anos, sendo analisado elegibilidade segundo critérios financeiros e especificações cadastrais vinculadas ao sistema do Sanep.
Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários:RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel e folha cadastro atualizada.

Procedimento para alteração de categoria do imóvel.
Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários:RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel e declaração com firma reconhecida, informando que possui ou responde por templo religioso ou casa de religião assumindo responsabilidade civil e criminal pela informação prestada.

Quando há mais de uma economia no mesmo terreno, com abastecimento pelo mesmo ramal de água, é possível solicitar a individualização da ligação, possibilitando a instalação de um hidrômetro para cada residência.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF de titulares interessados; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Preenchimento de Autorização Particular por parte do titular, permitindo a abertura do requerimento e enviando os dados do(s) interessado(s).
Observação: a) Dívidas (se houver) devem ser negociadas antes de fazer a solicitação; b) Será enviado um fôlder com instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações. O usuário deverá ter o cavalete pronto, conforme orientações, para que o Sanep possa colocar o hidrômetro em local acessível para visualização e manutenção; c) Por via online anexar a Autorização Particular requerendo INDIVIDUALIZAÇÃO DE LIGAÇÃO DE ÁGUA com data e assinatura.

Solicitação para requerer ligação de esgoto.
Pode solicitar Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel.
Observação: a) O proprietário (titular) do imóvel deverá solicitar ligação de esgoto somente após a ligação de água ser executada; b) O usuário deve informar se a rua é calçada, sem calçamento ou pavimentada;

Procedimento que possibilita a primeira ligação de água. Se o projeto ou construção tiver mais de 159 m², precisará de aprovação de projeto hidrossanitário.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Registro de imóveis e/ou contrato da Caixa; Escritura pública de compra e venda e/ou contrato de compra e venda (todas as folhas) atualizado até 5 anos, com assinaturas reconhecidas em contratos; Alvará de projeto hidrossanitário (se imóvel acima de 159 m² ou se for comércio); Contrato Social (se for firma/empresa)
Observação: Informações a serem mencionadas: 1. Área construída do imóvel (caso ainda esteja em construção, a projeção de área a construir); 2. Número de inscrição junto ao Sanep (se já possuir); 3. Número de moradores da casa; 4. Se possui caixa de água; 5. Se a rua é asfaltada, chão batido ou calçada; 6. Se é para uso residencial ou não 7. Confirmação de o imóvel/terreno estar identificado Sobre ACESSIBILIDADE do hidrômetro: 1. Será enviado um folder com instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações; 2. O usuário deverá ter o cavalete pronto, conforme orientações, para que o Sanep possa colocar o hidrômetro em local acessível para leitura e manutenção. Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo LIGAÇÃO DE ÁGUA com data e assinatura.

Procedimento que possibilita a primeira ligação de água e esgoto. Se o projeto ou construção tiver mais de 159 m², precisará de aprovação de projeto hidrossanitário.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial por agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel; Registro de imóveis e/ou contrato da Caixa; Escritura pública de compra e venda e/ou contrato de compra e venda (todas as folhas) atualizado até 5 anos, com assinaturas reconhecidas em contratos; Alvará de projeto hidrossanitário (se imóvel acima de 159 m² ou se for comércio); Contrato Social (se for firma/empresa)
Observação: Informações a serem mencionadas: 1. Área construída do imóvel (caso ainda esteja em construção, a projeção de área a construir); 2. Número de inscrição junto ao Sanep (se já possuir); 3. Número de moradores da casa; 4. Se possui caixa de água; 5. Se a rua é asfaltada, chão batido ou calçada; 6. Se é para uso residencial ou não 7. Confirmação de o imóvel/terreno estar identificado Sobre ACESSIBILIDADE do hidrômetro: 1. Será enviado um folder com instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações; 2. O usuário deverá ter o cavalete pronto, conforme orientações, para que o Sanep possa colocar o hidrômetro em local acessível para leitura e manutenção. Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo LIGAÇÃO DE ÁGUA com data e assinatura.

Ligação de água provisória direcionada a construtoras com finalidade de condomínio ou comercial de maior porte (múltiplas unidades) - necessariamente acima de 159 m².
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected]
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Documento de propriedade do imóvel (Registro de imóveis); Inscrição do imóvel (se houver); Contrato Social e CNPJ (se for firma/empresa)
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo LIGAÇÃO PROVISÓRIA DE ÁGUA com data e assinatura.

Solicitado por quem a rigor possui legitimidade ativa para realizar parcelamento de débitos frente à autarquia: 1) o usuário devidamente cadastrado, seja na condição de proprietário, ou na condição de promitente; 2) terceiros podem fazê-lo em nome do usuário, desde que com autorização expressa, mediante procuração ou documento equivalente; 3) Excepcionalmente, em caso de falecimento do usuário, ou em sua impossibilidade - devidamente comprovada - seus ascendentes ou descendentes poderão realizar o parcelamento, desde que o parentesco seja comprovado documentalmente.
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial mediante agendamento;
Documentos necessários: RG ou carteira de motorista ou carteira de trabalho e CPF; Número da inscrição do imóvel; Telefone para contato.

Solicitação para análise de possível prescrição de débitos administrativos com mais de dez anos, sem pagamentos e sem novação de débitos através de renegociações.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou atendimento presencial mediante agendamento
Documentos necessários: RG e CPF; CNH ou carteira de trabalho e CPF; Telefone para contato; Inscrição do imóvel
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo PRESCRIÇÃO DE DÉBITOS com data e assinatura.

fornecimento a pedido
Procedimento que possibilita a religação no cano mestre (meio da rua), de acordo com protocolo aberto anteriormente de suspensão a pedido, mediante cobrança de taxa respectiva ao custo vigente do serviço.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail: [email protected] ou via atendimento presencial, mediante agendamento feito pelo telefone 3026-1144 ou pelo e-mail [email protected]
Documentos necessários: CPF e RG (ou CNH ou Carteira de Trabalho), telefone para contato, inscrição do imóvel e declaração escrita a próprio punho requerendo “RELIGAÇÃO DE ÁGUA NO CANO MESTRE A PEDIDO”, com data e assinatura.
Observação: O cavalete e o hidrômetro precisam estar com acessibilidade no padrão Sanep de leitura e manutenção para ser realizada a religação a pedido.

A solicitação da requisição pequeno valor (RPV)
Pode requerer: Somente o advogado do benificiário pode solicitar.
Onde requerer: No site

Solicitação onde o titular identifica um vazamento, conserta ou contrata uma empresa para sanar o ocorrido. Requer assim, uma revisão (desconto) quanto ao seu excesso que, necessariamente, destoe de 30% da média do últimos três meses do consumo habitual registrado.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Atendimento presencial, mediante agendamento feito pelo telefone 3026-1144 ou pelo e-mail [email protected]
Documentos necessários: CPF e RG (ou CNH ou Carteira de Trabalho), telefone para contato, inscrição do imóvel, laudo, fotos e notas fiscais, e declaração escrita a próprio punho requerendo “REVISÃO DE CONSUMO POR VAZAMENTO”, com data e assinatura.
Observação: Apresentar um laudo contendo informações como: data da identificação do vazamento (seja visível ou oculto), ponto do imóvel ou terreno onde identificou, como resolveu o problema e data em que sanou a questão. Se o conserto for realizado por particular ou empresa, deverá conter autenticação em cartório da assinatura de quem consertou (caso o titular tenha consertado, não necessita autenticação). Deverão estar mencionados os materiais utilizados, fotos, preferencialmente, do antes e posterior ao conserto, notas de materiais que venha a ter comprado para o conserto (caso não tenha feito compra, mencionar no laudo o motivo de não possuir notas fiscais do material utilizado). Em via online, guardar documentação anexada comprobatória para caso for apresentar presencialmente

A solicitação de revisão de fatura por vazamento deverá ser realizado pelo proprietário ou possuidor do imóvel em prazo não superior a 60 dias após o vencimento da fatura. - Somente será considerado destoante o consumo superior a 30% em relação a média das três últimas leituras. - Caso deferido, será emitida nova fatura com aplicação de um percentual de redução de 50% sobre o volume que excedeu a média das três últimas leituras, sendo retificadas no máximo três faturas. - A revisão de fatura em decorrência de vazamento poderá ser requerida somente uma vez a cada 36 meses. l

Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído. Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento
Documentos necessários:RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel; declaração ou laudo, com firma devidamente reconhecida contendo a descrição do reparo com data e assinatura do profissional ou pessoa que realizou o serviço; notas fiscais dos materiais utilizados e registro fotográfico ou audiovisual

Solicitação para revisar valores de tarifas que tiveram problemas no cálculo, exceto as situações envolvendo a cobrança por problemas de consumo que devem ser encaminhados pelas ocorrências de aferição, consumo e/ou vazamento.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail [email protected] ou via atendimento presencial, mediante agendamento feito pelo telefone 3026-1144 ou pelo e-mail [email protected]
Documentos necessários: CPF e RG (ou CNH ou Carteira de Trabalho), telefone para contato e inscrição do imóvel

Solicita cópias do projeto hidrossanitário caso tenha sido aprovado ou arquivado.
Pode requerer: Proprietário ou procurador
Onde requerer: No site

Procedimento que suspende o fornecimento de água no cano mestre, ou seja, desliga o ramal de água da rede. Relacionado a pontos residenciais que não tenham o abastecimento para outro imóvel no mesmo terreno e que não envolvam apartamentos ou imóveis com identificação ‘Cohab’.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? Via e-mail [email protected] ou via atendimento presencial, mediante agendamento prévio feito pelo telefone 3026-1144 ou pelo e-mail [email protected]
Documentos necessários: CPF e RG (ou CNH ou Carteira de Trabalho), telefone para contato, inscrição do imóvel e declaração escrita a próprio punho requerendo “SUSPENSÃO DE ÁGUA NO CANO MESTRE A PEDIDO”, com data e assinatura.
Observação: Mesmo com a suspensão, seguirá a cobrança referente à taxa de lixo (Lei Municipal nº 6.411) e deverá ser mencionado, no protocolo, o endereçamento de entrega, assim como dar continuidade no envio de possíveis débitos parcelados.

É o procedimento que altera a data de vencimento da conta. Os dias disponíveis são 10, 15, 20 e 25 de cada mês.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? No site.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato e inscrição do imóvel

Solicitação para realizar a mudança de local de cavalete/hidrômetro e assim torná-lo acessível à leitura e manutenção.
Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel
Observação: a) No site está disponível as instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações de medida e posição na construção do nicho. O usuário deve solicitar a vistoria do nicho por parte da Fiscalização via whatsapp - (53) 984214886. Após a liberação, a equipe responsável por efetuar a troca executará o serviço;
c) É necessário anexar uma declaração a próprio punho requerendo MUDANÇA DA DATA DE VENCIMENTO com data e assinatura.

Solicitação para entrega de conta em outro endereço ou retornar ao endereço de origem (devendo ser, em caso de alteração, a entrega feita em endereço com tarifas ativas junto ao Sanep).
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído
Onde requerer? No site ou atendimento presencial por agendamento.
Documentos necessários:
CPF e RG, documento com foto, número do telefone para contato, inscrição do imóvel .

É o procedimento que muda o ramal do esgoto (troca os canos do esgoto da casa para rua).
Pode solicitar: Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel.

Solicitação de mudança de ramal de água, quando há problemas que impedem o abastecimento de forma adequada. Será cobrada taxa de mão de obra para execução.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído
Como é o procedimento? A partir da abertura do protocolo, será realizada uma vistoria técnica pelo Sanep a fim de identificar o custo do serviço e a viabilidade. Então, constará no protocolo e será informado ao requerente sobre a necessidade de se efetuar o pagamento de um boleto a ser gerado pelo setor de atendimento para dar continuidade a solicitação.
Onde requerer? No site ou atendimento presencial por agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato e inscrição do imóvel

A mudança de ramal e local e esgoto é quando a tubulação de esgoto do imóvel que fica na rua é removida de onde se encontrava em um determinado ponto, e a instalação de um novo ramal (tubos e conexões novos) em outra parte, por exemplo, se a saída de esgoto em direção a rede coletora é a esquerda da frente do imóvel e passa para parte mais ao centro ou a direita, assim o ramal também muda de ponto de conexão com a rede coletora. Como a Mudança de Ramal de Esgoto, também é possível no novo ramal ser instalado tubos com maior diâmetro (conforme projeto), a fim de que fique adequado a necessidade de esgotamento sanitário do imóvel (condomínios, restaurantes e outros). Este serviço é cobrado, e leva em conta a extensão da tubulação (da casa até a rede coletora) e o tipo de calçamento da rua, sendo informado o valor após a vistoria técnica.
Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel.
Observação: a) O proprietário (titular) do imóvel deverá solicitar ligação de esgoto somente após a ligação de água ser executada; b) O usuário deve informar se a rua é calçada, sem calçamento ou pavimentada;

Solicitação em situações específicas em que o usuário precisa realizar a mudança de ramal e local de água. Será cobrada taxa de mão de obra para execução.
Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído
Como será o procedimento? A partir da abertura do protocolo, será realizada uma vistoria técnica pelo Sanep a fim de identificar o custo do serviço e a viabilidade. Então, constará no protocolo e será informado ao requerente sobre a necessidade de se efetuar o pagamento de um boleto a ser gerado pelo setor de atendimento para dar continuidade a solicitação.
Onde requerer? No site ou atendimento presencial por agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato e inscrição do imóvel

Solicitação para troca ou substituição do registro contido no cavalete.
Pode solicitar: Proprietário ou parte interessada na troca.
Onde requerer: No site, por canais de emergência (115 ou 3026-1144), em casos onde haja vazamento ou haja demanda imediata para a troca.
Documentos necessários: RG, CPF, documento com foto, número da inscrição do imóvel e do telefone para contato.
Observação: Não será gerada cobrança para a troca do equipamento, é importante que a equipe do SANEP possa ter acesso pleno ao cavalete/hidrômetro para, prontamente, atender a demanda sem dificuldades quanto ao acesso.

A troca da titularidade da conta pode ser alterada quando o imóvel for vendido ou locado por tempo determinado.


Quem pode solicitar? Titular/Proprietário do imóvel; procurador legalmente constituído; vendedor; arrematante; locador e/ou locatário; viúvo (a) mencionado no atestado de óbito ao qual o(a) esposo(a) era o titular da conta.
Onde requerer?No site ou atendimento presencial por agendamento.
Documentos necessários: RG, CPF, número de inscrição do imóvel junto ao Sanep, telefone para contato, Escritura Pública e/ou Registro de Imóveis (atualizado ou com até 5 anos) ou Contrato de Compra e Venda ou Contrato da Caixa Econômica Federal (atualizado ou com até 5 anos) ou Carta de Arremate em caso de leilão ou Contrato de Locação autenticado em cartório. Via e-mail, também anexar uma declaração a próprio punho requerendo “TROCA DE NOME PROPRIETÁRIO/PROMITENTE”, com data e assinatura.
Observação: Caso houver inventário, o inventariante poderá abrir troca de nome para sucessão, pois é o representante legal da sucessão.

É necessário que todas as contas estejam com o pagamento em dia. Quando os imóveis a serem unificados estiverem abastecidos pelo mesmo ramal, basta a solicitação de unificação. Por outro lado, se os imóveis estiverem abastecidos por ramais diferentes, é necessário solicitar a suspensão de água no cano mestre do imóvel que será absorvido.
A suspensão de água no cano mestre é tarifada conforme tabela de serviços, a guia de arrecadação será enviado para o requerente.

Pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído. Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento
Documentos necessários:RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; inscrição do imóvel e Comprovante da tarifa de água da suspensão;

Quando é identificado vazamento no cavalete. O hidrômetro deve estar instalado em local acessível e em boas condições. Conforme orientações no site: https://portal.sanep.com.br/hidrometro
Onde requerer: No site
Documentos necessários: CPF, RG, documento com foto, número de telefone para contato e inscrição do imóvel.

É o procedimento que vai informar se há a viabilidade técnica de ligação de água e esgoto em um local.
Onde requerer? Via e-mail [email protected]
Documentos necessários: CPF e RG (ou carteira de motorista ou Carteira de Trabalho), número da inscrição do imóvel, telefone para contato e croqui de localização/situação, com descrição do projeto que será executado.