Alunos com Síndrome de Down visitam ETA Santa Bárbara

Em parceria entre o Sanep e a Apadpel, estudantes observaram, na prática, como funciona o tratamento de água

24/03/2023 | 05:03:15


A maior Estação de Tratamento de Água (ETA) de Pelotas, localizada na barragem Santa Bárbara, sediou ação educativa e inclusiva na tarde desta sexta-feira (24). Em atividade organizada pelo Sanep e pela Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com a Associação de Pais de Down de Pelotas (Apadpel), grupo de alunos com a condição genética, também chamada de Trissomia 21 (T21), visitou as instalações do local responsável por abastecer 60% da cidade para aprender sobre o sistema.

Os estudantes tiveram a oportunidade de observar o trabalho desenvolvido na unidade onde são tratados, diariamente, mais de 60 milhões de litros de água. A operação inclui a captação de água na barragem Santa Bárbara, as análises nos laboratórios de hidrobiologia e microbiologia, o tratamento com produtos químicos e todo o sistema de bombeamento. Cada processo é fundamental para o funcionamento de toda a estrutura que mantém a população pelotense abastecida, mesmo em períodos críticos, como a estiagem vivenciada atualmente no Rio Grande do Sul. 

Grupo de alunos conheceu a estrutura da maior Estação de Tratamento de Água do Município. Fotos: Amanda Kuhn

A visita está inserida na programação desenvolvida pela Apadpel para a Semana de Conscientização e Orientação Sobre a Síndrome de Down, divulgada pela Prefeitura. De acordo com a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, aliar a educação em saneamento e a inclusão social é fundamental e reflete na aproximação da população com o desenvolvimento da cidade. 

“É um prazer enorme receber os jovens neste local histórico e tão importante para o Município e integrar esta semana de reflexão e acolhimento. São estudantes que irão multiplicar o conhecimento e ajudar a formar gerações cada vez mais conscientes dos seus papéis social e ambiental”, pontua. 

Inserção no espaço e tempo

Para uma das mães e associada na Apadpel, Marli Resende, o objetivo principal das atividades educativas desenvolvidas com os alunos com T21 é, acima da alfabetização, estimular o conhecimento sobre o tempo e o meio em que vivem. “Por isso, estamos aqui, hoje, no Sanep. Para que compreendam que, para que a água chegue nas torneiras, há uma série de processos que acontecem em locais diferentes. Isso é para eles terem a dimensão do espaço. Também perguntamos, diariamente, a data para dar essa profundidade sobre o tempo”, explica. 

Estudantes tiveram a oportunidade de observar os diversos processos do tratamento de água. Fotos: Matheus Cabistany

Parceria reeditada

A ideia da visita dos alunos à ETA Santa Bárbara surgiu em contato de uma das representantes da Associação, Cátia Vieira, com o Sanep. Ela relatou que os estudantes, atualmente, aprendem sobre o tratamento de água. A autarquia, então, convidou-os para conhecer a Estação responsável pelo abastecimento de mais da metade da população pelotense. 

Há dois anos, ocorreu o encontro entre a equipe da coleta de resíduos e o menino Gabriel, de nove anos, admirador do serviço feito com o caminhão e que também apresenta a condição genética. A autarquia atua, ainda, como parceira em eventos organizados pela Apadpel, com a distribuição de copinhos de água potável.


Tags