Ventania danifica sistema de bombeamento da Barragem Sta. Bárbara

Força-tarefa do Sanep trabalha desde o início da manhã para reverter problema, que ocasiona desabastecimento nas Três Vendas, Fragata e Centro

19/07/2021 | 02:07:54


Uma força-tarefa do Sanep foi iniciada na manhã desta segunda-feira (19) para reverter os problemas causados pela ventania que atingiu Pelotas e região nas últimas 24 horas, responsável por danificar o sistema de bombeamento no local. A estrutura mais atingida pelas rajadas de vento, que ultrapassaram os 60km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi a bomba que capta água bruta na barragem, fazendo com que o equipamento fosse derrubado e submergisse – fato inédito na história do manancial. 

Com auxílio de escavadeira, equipes retiram estrutura para realizar o reparo. Foto: Matheus Cabistany

Acidente provoca falta d’água

Devido ao acidente, regiões atendidas pela Santa Bárbara registrarão, durante o dia, redução de pressão e/ou desabastecimento – entre elas, Três Vendas, Fragata e parte do Centro. A equipe da autarquia permanecerá no local para executar o conserto o mais breve possível, a fim de normalizar o abastecimento na cidade. Uma escavadeira também foi acionada para agilizar na recuperação da estrutura.

Força-tarefa do Sanep trabalha desde o início da manhã para reverter problema, que ocasiona desabastecimento nas Três Vendas, Fragata e Centro. Fotos: Matheus Cabistany

O Departamento de Águas (Depa) da autarquia monitora o abastecimento em Pelotas, principalmente, em unidades de emergência, como hospitais e centros de saúde, deixando a postos o serviço de distribuição de água feito pelos caminhões-pipa.

Ventania

Os fortes ventos que atingiram o Sul do país no final de semana também foram responsáveis pela falta de energia elétrica em pontos do sistema de abastecimento do Sanep, neste domingo (18), como os reservatórios R8, R11 e R15, no Areal, no Balneário dos Prazeres e no Laranjal, respectivamente, causando oscilações na distribuição de água nestes bairros.


Tags

sanep, eta santa bárbara, barragem santa bárbara, ventania, abastecimento, fragata, três vendas, centro