Sete pontos estão próprios para banho no Laranjal

Conforme relatório divulgado pela Fepam, esta é a melhor condição verificada durante a temporada

18/01/2021 | 09:01:51


O boletim semanal divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na última sexta-feira (15) indica que sete, dos oito pontos das águas do Laranjal analisados, estão próprios para banho. Das amostras coletadas pelo Sanep, somente a região do Balneário dos Prazeres, em frente à estátua de Iemanjá, foi considerada imprópria. O número representa um novo aumento dos locais que apresentam condições favoráveis aos banhistas, uma vez que na última semana haviam quatro impróprios para banho. 

Salinidade em alta

De duas semanas para cá, observa-se um grande aumento dos locais apropriados para banho em Pelotas. No primeiro dia do ano, todos os pontos do Laranjal foram apontados como impróprios pela Fepam. Já no relatório anterior, quatro trechos foram considerados próprios para banho. Hoje, à exceção do Balneário dos Prazeres, a situação das águas pelotenses é totalmente favorável aos banhistas.

O chefe do Departamento de Tratamento do Sanep, Vinícius Gonçalves, trata com naturalidade essa subida nos números da balneabilidade do Laranjal. “É algo que estava previsto para o período. Podemos atribuir o aumento dos pontos próprios à alta salinidade que se encontra a água da Lagoa dos Patos, o que gera um efeito tóxico sobre bactérias como a Escherichia coli, proporcionando uma melhora no que diz respeito às condições de banho”, avalia o coordenador, que destaca o verão seco como principal causa do aumento da salinidade.

A Escherichia coli é um indicativo de contaminação fecal. O limite estabelecido pela Resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), de 2000, é de 800 unidades da bactéria a cada 100 mililitros de água. A legislação prevê ainda que para um ponto ser considerado próprio para banho é preciso que ele não tenha sido apontado como impróprio mais do que uma vez ao longo das cinco últimas semanas de análise, que leva em conta também fatores como o pH e a presença de cianobactérias.


Tags

balneabilidade, laranjal, sanep, lagoa dos patos, salinidade, balneabilidade, laranjal, sanep, lagoa dos patos, salinidade, balneabilidade, laranjal, sanep, lagoa dos patos, salinidade