Semana do Meio Ambiente encerra com ação no drive da vacinação

Núcleo de Educação do Sanep entregou kits com material informativo e produtos de limpeza feitos pelo projeto Óleo Sustentável

11/06/2021 | 01:06:07


A Semana do Meio Ambiente em Pelotas foi encerrada nesta sexta-feira (11) – último dia da programação – com uma ação educativa promovida pelo Sanep no drive-thru da vacinação, no Centro de Eventos da Fenadoce. Mais de 600 kits com produtos de limpeza, produzidos pelo Projeto Óleo Sustentável, foram entregues aos pelotenses de 59 anos, que receberam a primeira dose do imunizante, além dos seus familiares e acompanhantes. 

Kits com sabão em barra e detergente líquido feitos pelo projeto Óleo Sustentável foram distribuídos no drive da vacinação desta sexta - Fotos: Luiza Meirelles e Matheus Cabistany

A diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, participou da atividade orientando a população sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha, que é reciclado pelo Sanep através da iniciativa sustentável. 

“Viemos para conversar com a comunidade sobre o projeto e, principalmente, destacar os diversos pontos de coleta espalhados pela cidade. Nosso objetivo é ampliar o número de locais para tornar ainda mais acessível a destinação correta do produto”, explicou Michele.

Informação e conscientização

Ao entregar as sacolas, que também podem ser aproveitadas pelos motoristas como lixocar, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) ressaltava os diversos benefícios de armazenar o óleo usado para encaminhar ao Sanep. O principal deles, contribuir para diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto do produto em pias, vasos sanitários e ralos, que comprometem o sistema de esgoto das residências e poluem as águas.

Ação educativa integrou a Semana do Meio Ambiente de Pelotas - Fotos: Luiza Meirelles e Matheus Cabistany

Materiais informativos alusivos à Semana do Meio Ambiente também foram distribuídos nos kits, trazendo, em um fôlder feito em papel reciclado, três dicas práticas e econômicas que podem ser replicadas pelos pelotenses em casa: uma receita de pão aproveitando cascas de banana; o passo a passo para a elaboração de uma horta vertical utilizando apenas garrafas pet; e a explicação para a montagem de uma composteira caseira feita com potes de sorvete, estimulam a adesão a hábitos simples no dia a dia das famílias, mas significativas para a sustentabilidade do planeta.

Óleo Sustentável

Lançado em 2019 pelo Sanep, o Projeto Óleo Sustentável já produziu milhares de unidades de sabão e detergente, sendo parte da fabricação destinada a centros de saúde que atuam no enfrentamento da Covid-19, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nos últimos seis meses, 10,6 mil litros de óleo de cozinha foram transformados em 2,3 toneladas de sabão e 1,03 mil litros de detergente líquido. A entrega dos kits também foi feita na segunda (7), no drive de vacinação no Centro de Eventos, que contou com a parceria da Secretaria de Qualidade Ambiental, responsável pela programação da Semana e pela distribuição de mudas de plantas.

Confira todos os pontos de coleta do Projeto Óleo Sustentável no site do Sanep.


Tags

semana do meio ambiente, ação educativa, sanep, neas, vacinação, drive, óleo sustentável, reciclagem, semana do meio ambiente, ação educativa, sanep, neas, vacinação, drive, óleo sustentável, reciclagem