Sanep tem programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água

Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento da autarquia visita escolas do município para promover conscientização

22/03/2023 | 09:03:37


Conscientização sobre a importância da preservação de um recurso finito e essencial à vida é o objetivo do dia 22 de março, o Dia Mundial da Água. A data oportuniza a reflexão e a necessidade de se praticar ações que promovam a economia e o uso consciente da água. Em Pelotas, o Sanep produz 100 milhões de litros de água tratada por dia e, em paralelo, desenvolve importante trabalho voltado à educação ambiental. Entre esta quarta-feira (22) e o dia 4 de abril, o Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) da autarquia conta com programação especial em escolas do município para propagar conhecimento de maneira lúdica.

Com o objetivo de ampliar a educação ambiental na comunidade escolar, a equipe do Neas, acompanhada do mascote “Gotão”, promove atividades didáticas e brincadeiras lúdicas com os educandários. A temática é a importância de utilizar a água com consciência nas tarefas diárias, evitando desperdícios e, assim, preservando-a para as futuras gerações. Ao longo dos próximos dias, os ambientes escolares receberão palestras educativas e folhetos ilustrativos para dimensionar e explicar de forma simples e prática como funciona o sistema hídrico da cidade, que conta com um milhão de metros de tubulação, quatro Estações de Tratamento de Água e 24 reservatórios. 

Ações didáticas e palestras educativas estão programadas nas escolas do município. Fotos: Matheus Cabistany

Orientações de como reutilizar a água, exercícios lúdicos e interações com o mascote são algumas das ações organizadas, conforme explica o coordenador do Neas, Jader Gularte. “Nessas visitas, estamos acompanhados de um dos nossos mascotes, que facilita a nossa apresentação e interação. Nós buscamos informar, por meio das crianças, que elas são multiplicadoras, que vão fazer com que o futuro seja melhor, utilizando os nossos recursos naturais de maneira consciente”, pontua, ao destacar a importância de aproximar o Sanep da população e do cenário escolar.

Educação ambiental contínua

O Neas atua de forma itinerante pela cidade ao longo do ano. Em eventos, datas comemorativas e atividades especiais, a equipe leva orientações acerca de bons hábitos ambientais e da utilização da água de maneira consciente, além de realizar a distribuição de Ecobags e amostras de produtos de higiene feitos através do projeto Óleo Sustentável. Visitas nas escolas do município e projetos educacionais também fazem parte da rotina do núcleo do Sanep.

Produtos feitos a partir do projeto Óleo Sustentável são distribuídos para a população ao longo do ano. Fotos: Amanda Kuhn e Luiza Meirelles.

A diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, convida a população a conhecer ainda mais a história do Sanep: 

“Os nossos espaços, não só em datas comemorativas, estão abertos para receber a população. Temos o Museu, que está de portas abertas para atender os pelotenses durante todo o ano. Além do Neas que realiza um trabalho de educação ambiental itinerante nas escolas e nos bairros. E em datas como no Dia Mundial da Água, procuramos reforçar essa aproximação do serviço público com a comunidade”, frisa a gestora.

Museu do Saneamento está aberto à população

Inaugurado em julho de 2022, o Museu do Saneamento (Musa) pode ser contemplado por quem passar pela avenida Saldanha Marinho, 67. Com dois andares, o prédio centenário proporciona uma viagem no tempo e na história do saneamento básico pelotense. Objetos que fizeram parte dos serviços da autarquia ao longo de seus 58 anos de existência, fotografias e espaços destinados a ações educativas estão dispostos no local. O espaço também abriga o Neas.

Museu do Saneamento reúne objetos históricos do saneamento básico pelotense. Foto: Luiza Meirelles.

O Musa está disponível para visitação do público em geral de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Escolas podem agendar visitas com o Neas pelo contato (53) 98428-0043.


Tags

#sanep, #diamundialdaagua, #sanep, #diamundialdaagua