Sanep retoma ligações de água e amplia restrições para evitar desperdício

Novas ligações começam a ser feitas na segunda-feira, dando prioridade a pessoas com deficiência e idosos

03/07/2020 | 09:07:38


A partir de segunda-feira (6), o Sanep retoma o atendimento de novas ligações de água em Pelotas, dando prioridade a pessoas com deficiência e idosos com 60 anos ou mais. O serviço estava suspenso desde fevereiro pelo decreto municipal 6.243, que delimitava medidas para amenizar os reflexos da estiagem na cidade. A alteração é uma das providências contidas no novo decreto assinado pela prefeita Paula Mascarenhas e publicado nesta sexta-feira (3), que altera o dispositivo legal e acrescenta nova proibição para o uso de água potável de forma indiscriminada, ou seja, em atividades consideradas não essenciais.

A atualização leva em conta as precipitações registradas em junho – cerca de 210 milímetros – que auxiliaram na recuperação dos níveis das reservas do município. Na Barragem Santa Bárbara, ele já foi restabelecido em quase 3 metros, no entanto, segue negativo, indicando 1m16cm nesta sexta – índice próximo ao registrado em fevereiro, quando o decreto de restrição foi assinado. Desta forma, a Prefeitura segue determinando o uso racional e restrito de água em Pelotas.

Com a nova legislação, os moradores ficam impedidos de repor totalmente ou trocar a água de piscinas – restrição que se soma à proibição de lavar veículos, prédios e calçadas, bem como, irrigar gramados, hortas, jardins e floreiras. Além das residências, estabelecimentos industriais, comerciais e agrícolas também devem restringir a utilização de água distribuída pelo Sanep apenas às atividades essenciais. 

Penalidade

O não cumprimento destas resoluções implicará na aplicação de pena de advertência e na interrupção temporária do fornecimento de água a quem reincidir, depois de ter recebido a penalização anterior. Equipes de fiscalização do Sanep estão autorizadas pelo decreto a averiguar, em casas e estabelecimentos comerciais, as suspeitas de uso indevido de água tratada.

Novas ligações

Para dar conta de atender com mais agilidade as cerca de mil solicitações para novas ligações de água, pendentes desde fevereiro em função da estiagem, o Sanep vai contar com mais de uma frente de trabalho, visando agilizar o atendimento à população. A prioridade no serviço será dada a pessoas com deficiências e idosos com mais de 60 anos.

Entenda

O decreto que passou a restringir o uso da água em Pelotas foi publicado há três meses, época em que o nível do principal manancial da cidade, a Santa Bárbara, registrava 1m94cm abaixo do ideal. Desde então, a estiagem histórica na região fez com que a barragem chegasse a marcar mais de 4 metros negativos. Também secou arroios e cacimbas na zona rural, fazendo com que o Sanep aumentasse em 455% o número de famílias atendidas pelo abastecimento com caminhão-pipa.

Além desta medida para preservar os reservatórios de água do município, o Sanep também realizou quatro escavações de aprofundamento no manancial, a fim de aprimorar a captação, e adaptou o processo de tratamento, incluindo novos produtos para qualificar a água bruta.


Tags

sanep, decreto de restrição de uso dagua, novas ligações, sanep, decreto de restrição de uso dagua, novas ligações, sanep, decreto de restrição de uso dagua, novas ligações, sanep, decreto de restrição de uso dagua, novas ligações