As seis cooperativas receberão os resíduos recicláveis da Coleta Seletiva e dos Ecopontos, além de cuidar da triagem e venda
10/07/2019 | 10:07:48
O Sanep renovou o convênio com as seis Cooperativas de reciclagem responsáveis pelo trabalho da Coleta Seletiva no Município. A assinatura dos contratos foi realizada nesta quarta-feira (10), na sede da autarquia, entre o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, e os representantes das cooperativas. Com duração de 12 meses, o convênio garante a estabilidade do serviço prestado e tem objetivo de desenvolver um programa de apoio social e cooperação técnica entre as mais de 100 famílias participantes.
As seis cooperativas conveniadas ao Sanep ficam responsáveis por receber os resíduos recicláveis da Coleta Seletiva e dos Ecopontos e cuidar de sua triagem e comercialização. Os convênios garantem a cobertura de despesas administrativas (aluguel, luz, água, impostos e taxas), operacionais (EPIs, EPCs, óleo hidráulico, combustíveis, cintas para enfardamento e bags) e com pessoal (Previdência Social). Mensalmente, as cooperativas fazem a prestação de contas, com a apresentação dos documentos legais que comprovem as despesas realizadas, para que o Sanep possa realizar o repasse subsidiado dos recursos, no valor de até R$ 15 mil. O contrato ainda prevê uma bolsa-auxílio no valor de R$ 400 reais por cooperado.
Para Jussara Pontes, responsável pela Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (Coopel), a renovação do convênio é a garantia da tranquilidade para ela e para “as minhas meninas”, como afirma, ao lembrar do grupo de cooperadas que trabalha com ela diariamente.
“Homem nunca deu certo aqui na cooperativa, então hoje o trabalho é dividido entre as minhas meninas, que trabalham forte aqui. Tem vezes que levantamos quilos e quilos de material, e tudo sem reclamar. A gente gosta muito do que faz, trabalhar aqui é sempre uma alegria”, afirma Jussara, ao comentar o respeito que as meninas da cooperativa tem junto ao bairro Dunas, aonde trabalham. “Aqui todo mundo nos respeita, eles sabem do serviço que a cooperativa faz.”