Sanep reforça limpeza dos canais da praia do Laranjal

Medida garante o escoamento correto da água das chuvas e mantem a cidade limpa

03/01/2024 | 06:01:50


Dando continuidade ao cronograma de limpeza de canais de macrodrenagem, o Sanep retomou nesta quarta-feira (3) a manutenção das estruturas da Praia do Laranjal. Com apoio de maquinário e instrumentos manuais, as equipes do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) atuam nos canais da avenida Espirito Santo e da rua Vinte e Nove. Os locais são pontos importantes para garantir o escoamento das águas da chuva até a Casa de Bombas localizada na região. 

Serviço itinerante é fundamental para garantir escoamento das águas pluviais. Fotos: Renata Ávila

O Sanep é responsável pela limpeza e desobstrução de mais de 90 quilômetros de canais de macrodrenagem de Pelotas. Equipes atuam na retirada da vegetação excessiva e dos resíduos descartados incorretamente. Em algumas situações, biólogas da autarquia acompanham as limpezas, como forma de preservar a fauna local existente nos canais. Por meio do manejo e retirada das tartarugas e cágados que vivem nos locais, as profissionais garantem a segurança e o cuidado das espécies.

Limpeza eficiente em 2023

Em 2023, o Sanep encerrou o cronograma de limpeza das estruturas de forma positiva, alcançando a marca de 45 quilômetros de canais de macrodrenagem desobstruídos e 729 cargas de resíduos removidas. Pelo menos 25 estruturas foram atendidas ao longo do ano, com retirada do excesso de vegetação, além de diversos tipos de materiais, como sofás, cadeiras, geladeiras, fogões, peças de automóveis, entre outros itens volumosos descartados incorretamente nos canais.

Os canais limpos em 2023 foram os localizados nas avenidas Brasil, Fernando Osório, Theodoro Muller, Ildefonso Simões Lopes, República do Líbano, São Francisco de Paula, Bento Gonçalves, Cidade de Rio Grande, Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, Espírito Santo, Doutor Mário Meneghetti, Ferreira Viana e Arthur Augusto Assumpção; nas ruas Comendador Rafael Mazza, Vinte e Nove e Nova Prata; nas regiões da Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara (canal auxiliar), Estação Rodoviária de Pelotas, Sesi, Sanga da Barbuda, Cohab Guabiroba, Sítio Floresta, Vila Princesa, Aeroporto Internacional de Pelotas e prolongamento da rua General Argolo.


Tags

sanep, macrodrenagem, limpeza de canais