Sanep realiza limpeza na Barragem Santa Bárbara

Ação integra série de medidas protetivas e preventivas ao meio ambiente adotadas pela autarquia para o mês de junho

11/06/2020 | 02:06:42


O Sanep iniciou nesta semana um amplo trabalho de limpeza na Barragem Santa Bárbara. A intenção é remover os resíduos acumulados no entorno do principal manancial da cidade ao longo dos três dias de operação. O ponto de partida ocorreu na última segunda-feira (09), quando foram recolhidos seis sacos cheios de lixo da área próxima ao ponto de captação de água. 

Servidores do Sanep se organizaram para executar a limpeza da Barragem. Fotos: Angelica Mengue

Foi dada sequência ao cronograma nesta terça-feira (10) com a remoção do lixo da região conhecida como Passo do Cunha. Hoje, a equipe de servidores do Departamento de Tratamento do Sanep (Detr) executará a limpeza na avenida João Goulart, onde se encontra o maciço, finalizando a ação.

Servidores do Sanep se organizaram para executar a limpeza da Barragem. Fotos: Angelica Mengue

O cenário de seca vivida em todo o estado é um fator que propicia implantar a operação neste momento. A situação delicada da barragem — hoje 4,40 metros abaixo do nível ideal — permite a remoção manual dos resíduos na área próxima ao vertedouro, algo inimaginável antes da estiagem. Com a expectativa do retorno das chuvas nas próximas semanas é reforçada a oportunidade de realizar a limpeza agora.

Momento é de reflexão

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Aproveitando os ideais propostos pela data e expandindo-os ao longo de todo o mês, a autarquia vem promovendo ações que visam despertar o interesse da população para questões ambientais e, assim, estimular o desenvolvimento sustentável na cidade. A remoção do lixo ao redor da Barragem soma-se ao Projeto Plástico Zero e à limpeza das bocas de lobo como importantes medidas de prevenção e proteção ambiental adotadas em Pelotas.


Tags

sanep, barragem, limpeza da barragem, sanep, barragem, limpeza da barragem