Sanep realiza limpeza do lago da Praça Cel. Pedro Osório

Retirada de lixo e galhações, visando à manutenção do local e à proteção dos animais, é feita pela autarquia

14/06/2021 | 03:06:24


O Sanep concluiu neste domingo (13) mais uma limpeza do lago da Praça Coronel Pedro Osório, ponto turístico e parte da rotina diária de milhares de pelotenses. A retirada de lixo, galhações e demais resíduos impróprios para o local é feita pelo Departamento de Águas (Depa) da autarquia. Parte fundamental na paisagem natural da praça, o lago também é habitat de vários animais, como carpas e tartarugas – o que reforça a essencialidade da manutenção por parte do Sanep.

Paisagem do lago da Praça Coronel Pedro Osório é parte da rotina diária dos pelotenses. Fotos: Luiza Meirelles

Uma expressiva quantidade de lixo foi retirada do lago pela equipe, lamentou a diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, que acompanhou a intervenção e lembrou como a presença dos resíduos é prejudicial à fauna. 

“É indispensável que a população faça seu descarte de forma correta e preserve o resultado das manutenções”, ressaltou a gestora.

Materiais impróprios prejudicam animais

O serviço começou na sexta-feira (11), com a retirada da água do lago – destinada ao sistema de esgoto – para a limpeza completa da estrutura. Durante o procedimento, todos os animais foram alocados temporariamente em caixas d’água específicas a fim de garantir a sua segurança, detalha o chefe do Depa, Alexandre Duval. “Foram removidas duas cargas de caçamba, entre galhações, folhagens e diferentes tipos de lixo, como sacolas, garrafas, vidros, isopor, ferragens, faca e, até mesmo, carregador de celular e preservativos”, lastimou Duval. 

Ele salientou que a convivência com estes resíduos dificulta a vida animal e sua ingestão pode levá-los, inclusive, à morte. Duas tartarugas foram encontradas sem vida pelos servidores do Sanep, enquanto realizavam o serviço. Entre as possibilidades da morte, justamente, o consumo de objetos ou comidas impróprias à alimentação dos peixes e répteis. Neste sentido, a autarquia conta com a colaboração da comunidade para preservar a limpeza da água e o cuidado com as espécies. 

Limpeza também é essencial para a preservação de animais como carpas e tartarugas que habitam no local. Fotos: Luiza Meirelles

A limpeza foi finalizada com a reposição de água nova no local. A manutenção no lago também contou com o trabalho da Secretaria de Qualidade Ambiental, responsável pela poda das árvores no seu entorno. 

Fonte das Nereidas requalificada

A conservação da limpeza soma-se à série de melhorias feitas pela autarquia na Cel. Pedro Osório, mais especificamente na Fonte das Nereidas. Além da limpeza geral e pintura, que renovou a aparência do monumento, o Sanep também investiu na qualificação e ampliação do sistema de iluminação ao redor do monumento histórico da cidade, importado da França pela Companhia Hidráulica Pelotense há quase 150 anos. As lâmpadas do entorno foram trocadas por equipamentos com o triplo de potência, o que aumentou a iluminação do local à noite. Equipes das divisões de Eletromecânica e de Conservação e Melhorias, do Departamento de Manutenção, foram responsáveis pela requalificação do monumento.

Foto: Luiza Meirelles

Tags

sanep, praça coronel pedro osorio, lago da praça, sanep, praça coronel pedro osorio, lago da praça, sanep, praça coronel pedro osorio, lago da praça