Sanep qualifica drenagem com instalação de bomba na Casa Leste

Estrutura com vazão de 2,5 mil litros por segundo auxiliará no processo de escoamento da água de grandes canais da cidade

21/06/2021 | 01:06:22


Prevendo o período chuvoso aguardado para o inverno, o Sanep dá sequência às melhorias feitas no sistema de drenagem de Pelotas. Na última semana, a autarquia instalou uma nova bomba vertical na Casa Leste – parte da rede de macrodrenagem da cidade e responsável por drenar a água de grandes canais, como os localizados na avenida São Francisco de Paula e no prolongamento da Bento Gonçalves.

Fotos: Matheus Cabistany

A nova estrutura, com 800 milímetros de diâmetro e vazão de 2,5 mil litros por segundo, auxiliará no escoamento correto da água pluvial, principalmente em dias de maior volume de precipitação, afirma o chefe do Departamento de Drenagem do Sanep, Aldemir Silveira. Paralelo à intervenção, a autarquia mantém cronograma constante de limpeza de canais, galerias e bueiros - obstruídos, principalmente, por resíduos descartados incorretamente.

Estrutura

Além da Casa de Bombas Leste, outras sete casas integram o sistema de drenagem da cidade: Farroupilha, Castilhos, Olvebra, Anglo, Sul, Doquinhas, Simões Lopes e Pontal da Barra. Nos locais, equipes trabalham 24h por dia efetuando manutenção e fiscalização, além de realizar a limpeza das grades e a retirada do lixo que chega através dos canais, como sacolas plásticas, garrafas pet e, até mesmo, objetos maiores como geladeira e colchão.


Tags

sanep, drenagem, bomba, casa leste, canais, sanep, drenagem, bomba, casa leste, canais