Sanep prepara surpresa para menino apaixonado pelos veículos da coleta

Miguel, de 5 anos, recebeu uma visita especial da equipe na última semana

01/03/2021 | 10:03:42


Dias de sonhos realizados costumam ficar gravados na memória. São aqueles vividos intensamente, guardando a riqueza de cada sentimento e detalhe. Nesta semana, foi a vez de Miguel, de 5 anos, vivenciar um destes momentos inesquecíveis. Diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o menino sempre se interessou por logotipos de empresas e marcas, entre elas, a do Sanep, a autarquia responsável pelos serviços de água, esgoto, drenagem e coleta de resíduos em Pelotas.

O gosto pelo assunto se transformou rapidamente em carinho com a passagem do caminhão do lixo semanalmente na frente de casa, na Vila Governaço, Fragata, o que acabou virando motivo de festa e alegria para a criança e também para a família. A paixão aumentou tanto que uma miniatura do veículo foi produzida por ele, com a ajuda da mãe, Mirian Ribeiro – uma forma encontrada para aproximar um pouco mais a rotina de brincadeiras do menino ao trabalho da autarquia. “Se tornou um dos brinquedos favoritos dele”, disse ela.

Fotos: Leandro Lopes

Foi uma foto do caminhão de sucata publicada por Mirian em uma rede social que chamou a atenção do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep. Encantados com o interesse do Miguel pelo tema da coleta e por vê-lo feliz ao interagir com o veículo na rua, mesmo que em poucos minutos do dia, profissionais do Sanep decidiram preparar um dia especial para o pequeno. 

Diferente dos dias de itinerário normal da coleta, quando o caminhão precisa passar rapidamente para recolher o lixo, desta vez, um veículo e uma equipe foram destinados especialmente para viabilizar ao Miguel um momento de alegria, sem hora para acabar, com direito à viagem na cabine, conversa e fotos com a equipe. De presente, ele também recebeu parte do uniforme - boné, luvas e meias personalizadas – para se sentir ainda mais integrante do grupo.

A postos em frente de casa à espera da surpresa, o menino não poupou sorrisos para recepcionar o time da coleta – sentimento de alegria que se manteve durante toda a manhã e contagiou quem estava perto. 

“É um dia que não vai sair da memória dele, nem da minha. Estou muito grata por terem proporcionado esse momento e fazerem meu menino feliz. Ele está realizado e eu também”, contou Mirian. 

Interação surpreendente

A mãe conta que, apesar da situação fugir totalmente da rotina a qual o filho está acostumado, vê-lo sorrir, brincar, conversar e interagir com os novos amigos a deixou surpresa positivamente. “Confesso que estava um pouco preocupada pela reação dele, por isso antecipei o que poderia acontecer. Mas não imaginava que ele gostaria e aproveitaria tanto, a ponto de suportar as suas limitações”, relatou Mirian, realizada pela evolução do filho.

Surpresa também contou com passeio no caminhão da coleta - Foto: Leandro Lopes

Quem também se contagiou com a emoção de Miguel foram os responsáveis por tornar o seu sonho realidade, entre eles, os coletores Cléber Aurélio e Edson Ferreira.

“Nos sentimos muito valorizados com esse reconhecimento e carinho, principalmente, vindo de uma criança com tanta pureza e alegria. Essa interação com a população é uma recompensa para o nosso trabalho”, destacou Cléber, há seis anos no serviço. 

Edson também afirmou que o momento ficará registrado na memória. “Vi o sorriso dele quando chegamos e ganhei meu dia”, garantiu.

Aposta na reciclagem como diversão e consciência ambiental

Miguel nunca demonstrou interesse por desenhos ou personagens infantis, explica Mirian. O desejo de possibilitar um dia a dia divertido ao filho encontrou solução na reciclagem. A aposta no princípio-chave da preservação da natureza acabou tornando-se a brincadeira preferida da dupla, ao utilizar materiais que iriam para o lixo na confecção de novos brinquedos. Com isso, a mãe conta que ficou mais fácil trabalhar questões importantes com o menino, como a separação do lixo e a importância do meio ambiente. “Transformamos o lixo em atividades lúdicas e em brinquedos que não se encontram nas lojas”, salientou.

Miguel e a mãe fabricaram caminhões do Sanep a partir de materiais recicláveis - Foto: Reprodução/Instagram

Mirian compartilha a rotina com o filho, que é aluno do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura – unidade da Prefeitura, que atende mais de 450 famílias – em sua rede social no Instagram (@vivendo_tea), mostrando as atividades pedagógicas e o cotidiano com o pequeno, a fim de dividir experiências e inspirar outras famílias.


Tags

coleta, resíduos sólidos, surpresa, sanep, caminhão, TEA, coleta, resíduos sólidos, surpresa, sanep, caminhão, TEA, coleta, resíduos sólidos, surpresa, sanep, caminhão, TEA, coleta, resíduos sólidos, surpresa, sanep, caminhão, TEA, coleta, resíduos sólidos, surpresa, sanep, caminhão, TEA