Sanep prepara limpeza noturna de mil bocas de lobo

Equipes vão virar madrugadas, a partir desta terça-feira, limpando as estruturas essenciais à drenagem pluvial da área central do município

26/05/2020 | 12:05:03


Apesar da estiagem que ainda atinge Pelotas e região, o Sanep já prepara o seu sistema de drenagem pluvial para o período chuvoso que, normalmente, é esperado para a estação do inverno. Nesta terça-feira (26), equipes da autarquia iniciam um mutirão de limpeza de mil bocas de lobo da área central da cidade, em serviço ininterrupto das 19h às 7h. A ação terá início na esquina das ruas Gonçalves Chaves e Tiradentes e é mais uma das operações de limpeza e manutenção executadas pelo Sanep para qualificar a drenagem do município. O trabalho seguirá nos próximos dias.

A ação será à noite, em horário de pouco movimento na zona central, a fim de evitar transtornos à população e gerar menos aglomerações, conforme orientação para combater a propagação do coronavírus. De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, a limpeza destes dispositivos é essencial para o escoamento das águas da chuva e para seu redirecionamento às redes coletoras, evitando alagamentos e água parada nas vias. 

"Tão importante quanto este serviço é a conscientização da população para dar o devido destino aos seus resíduos", salienta o gestor.

Na semana passada, a equipe do Departamento de Drenagem do Sanep se deparou com uma situação preocupante, mas não incomum, de obstrução de boca de lobo na rua Doutor Amarante, no Centro. Uma grande quantidade de lixo foi retirada do local – principalmente, garrafas pet –, justificando o fato de a água da chuva acumulada no seu entorno não conseguir escoar. 

Grande quantidade de lixo foi removida na rua Doutor Amarante, no Centro – Fotos: Sanep

O mutirão integra a série de ações desencadeadas pela autarquia para preservar e dar manutenção aos sistemas de drenagem da cidade. Exemplo disso é que, desde 2017, um programa inédito de limpeza de canais é feito no município. Somente naquele ano, 80 quilômetros foram limpos. Desde então, o Sanep conserva os resultados obtidos com a intervenção voltando aos canais para retirar resíduos – de todos os tipos, de garrafas a colchões – e evitar que eles cheguem às oito casas de bomba de Pelotas e ocasionem sua danificação, já que são estas as estruturas responsáveis pelo escoamento adequado da água da chuva.

Serviço

O que: limpeza de bocas de lobo.

Quando: início às 19h de terça-feira (26).

Onde: operação começa na esquina das ruas Gonçalves Chaves e Tiradentes, e se estende pela área central.

Por que: dispositivos são fundamentais para a drenagem pluvial da cidade.


Tags

sanep, bocas de lobo, limpeza urbana, sanep, bocas de lobo, limpeza urbana, sanep, bocas de lobo, limpeza urbana