Sanep participa da 97ª Expofeira de Pelotas

A iniciativa teve como destaque o Projeto Óleo Sustentável, responsável pela coleta e reciclagem do óleo de cozinha saturado

10/10/2023 | 06:10:31


O Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) do Sanep marcou presença na 97ª Expofeira da Associação Rural de Pelotas nesta terça-feira (10). A iniciativa teve como propósito apresentar aos visitantes do evento o Óleo Sustentável, projeto criado em 2019 pela autarquia para viabilizar a coleta e a reciclagem do óleo de cozinha saturado, transformando-o em produtos de limpeza e higiene. 

A programação foi realizada no estande da Prefeitura e contou com a distribuição das sacolas retornáveis (ecobags) e unidades de detergente líquido e de sabão em barra feitos a partir da reciclagem do óleo saturado. Além disso, também foram disponibilizados desenhos personalizados para colorir, com o intuito de despertar a consciência ambiental nas crianças por meio de atividades lúdicas.

Projeto Óleo Sustentável transforma o óleo de cozinha saturado em produtos de limpeza. Fotos Luana Medeiros e Matheus Cabistany.

A servidora e integrante do Neas, Sandra Lima, ressaltou a importância do projeto para a preservação do meio ambiente e destacou o seu impacto positivo para a comunidade local.

“Além de promover a educação ambiental através de práticas sustentáveis, também é um projeto que contribui com a geração de renda e emprego para os trabalhadores da Cooperativa conveniada ao Sanep”, salientou.

Pontos de coleta

Duas bombonas estão à disposição dos visitantes do evento até o encerramento no domingo (15). As estruturas foram posicionadas estrategicamente ao lado da praça de alimentação para armazenar os resíduos gerados pelos restaurantes. O Sanep disponibiliza mais de 25 pontos de coleta de óleo de cozinha saturado em toda a cidade, incluindo locais como o Mercado Central, o Parque Una, supermercados e postos de gasolina.


Tags

Sanep, Óleo Sustentável, 97ª Expofeira de Pelotas, Sanep, Óleo Sustentável, 97ª Expofeira de Pelotas, Sanep, Óleo Sustentável, 97ª Expofeira de Pelotas