Sanep monitora escoamento das águas pluviais nas casas de bombas

Equipes supervisionam a drenagem nas oito estruturas do Município e atuam na retirada de resíduos levados através dos canais

20/08/2021 | 03:08:33


Em dias de chuva, o Sanep redobra a atenção nas oito casas de bombas de Pelotas, responsáveis pelo escoamento adequado das águas pluviais – principalmente, em períodos de grandes precipitações. Isso porque, junto com a água que chega pelos canais da cidade, quantidade expressiva de lixo acaba sendo levada, também, às estruturas – momento que as equipes da autarquia precisam intervir para executar a limpeza das grades e a retirada dos resíduos, muitas vezes, itens volumosos, como colchões e partes de móveis.

Servidores precisam intervir para executar a limpeza das grades e a retirada dos resíduos - Foto: Divulgação/Sanep

Nesta sexta-feira (20), foram notificados 6,5 milímetros de chuva até o final da manhã e, na quarta-feira (18), os pluviômetros do Sanep registraram precipitação de 33 milímetros na área central do Município e de 46 milímetros na região do Fragata. Apesar de não ter chegado em grande volume a Pelotas, nesta semana, a chuva demandou atenção das equipes nas casas de bombas, que trabalham em plantão de 24 horas por dia. 

Resíduos são conduzidos pelos canais

Na unidade localizada no Anglo, as barreiras físicas instaladas para conter o acumulado de resíduos, como plásticos, isopor e garrafas, atenuam a obstrução das estruturas. Uma retroescavadeira ajuda os servidores na limpeza e retirada do lixo, a fim de permitir a passagem da água e o pleno escoamento. 

Junto com a água que chega pelos canais da cidade, quantidade expressiva de lixo acaba sendo levada, também, às estruturas - Fotos: Amanda Kuhn

“Nossas casas de bombas trabalham, ininterruptamente, fazendo o monitoramento e a fiscalização necessária para garantir a drenagem na cidade. A forma como os resíduos são descartados impacta significativamente nesse processo”, apontou o chefe do Departamento de Drenagem (Dedu) do Sanep, Aldemir Silveira.

Monitoramento segue

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), maiores acumulados de chuva são previstos para o sul do Rio Grande Sul, podendo alcançar a faixa dos 40 milímetros entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro. A previsão mantém as equipes do Sanep em alerta e monitoramento constante.


Tags

sanep, limpeza, casas de bombas, canais, drenagem, chuva, sanep, limpeza, casas de bombas, canais, drenagem, chuva