Sanep limpa e desobstrui 45 quilômetros de canais em 2023

Serviço itinerante garantiu a desobstrução das estruturas responsáveis pelo escoamento das águas da chuva

29/12/2023 | 10:12:20


Em meio aos desafios enfrentados pela cidade em período de chuvas intensas, a manutenção eficiente da drenagem urbana é fator importante para assegurar o escoamento correto das águas pluviais e prevenir alagamentos. Neste ano, o Sanep encerra o cronograma de limpeza das estruturas de forma positiva, alcançando a marca de 45 quilômetros de canais de macrodrenagem desobstruídos e 729 cargas de resíduos removidas.

Sanep removeu mais de 700 cargas de resíduos das estruturas de drenagem em 2023. Fotos: Luana Medeiros

De acordo com o Coordenador do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu), Aldemir Silveira, 25 estruturas foram atendidas ao longo de 2023. As equipes efetuaram a retirada do excesso de vegetação, além de diversos tipos de materiais, como sofás, cadeiras, geladeiras, fogões, peças de automóveis, entre outros itens volumosos descartados incorretamente nos canais.

“O Dedu atua de forma constante em todos os bairros da cidade. Quando necessário, nossas equipes retornam aos locais mais de duas vezes por ano, assegurando a eficácia das ações. Além disso, também prezamos pela segurança da fauna local, conduzindo o manejo das tartarugas e cágados que vivem nesses ambientes. Ao concluir as operações de limpeza, devolvemos os animais ao seu habitat natural”, frisou Silveira.

Para a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, a atuação do Departamento de Drenagem ao longo do ano foi essencial na prevenção de alagamentos no mês de setembro. Nesse período, Pelotas, assim como outros municípios da região, foi atingida por chuvas torrenciais, totalizando mais de 500 milímetros na cidade, o que representa mais que o triplo da média esperada para o mês. 

“O trabalho incansável das equipes do Dedu permitiu o pleno funcionamento tanto dos canais quanto das sete casas de bombas do município, superando os desafios e garantindo uma drenagem urbana eficiente”, salientou.

Localidades

Os canais limpos em 2023 foram os localizados nas avenidas Brasil, Fernando Osório, Theodoro Muller, Ildefonso Simões Lopes, República do Líbano, São Francisco de Paula, Bento Gonçalves, Cidade de Rio Grande, Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, Espírito Santo, Doutor Mário Meneghetti, Ferreira Viana e Arthur Augusto Assumpção; nas ruas Comendador Rafael Mazza, Vinte e Nove e Nova Prata; nas regiões da Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara (canal auxiliar), Estação Rodoviária de Pelotas, Sesi, Sanga da Barbuda, Cohab Guabiroba, Sítio Floresta, Vila Princesa, Aeroporto Internacional de Pelotas e prolongamento da rua General Argolo.


Tags

sanep, drenagem urbana, limpeza de canais, sanep, drenagem urbana, limpeza de canais, sanep, drenagem urbana, limpeza de canais