Sanep inova e lança serviço de coleta de óleo de cozinha

Cerca de 100 pontos de coleta serão distribuídos pelo município a partir de setembro

07/06/2019 | 11:06:12


O Sanep inova e passa a desenvolver um novo serviço em Pelotas: a coleta de óleo saturado (óleo de cozinha usado) das residências. O lançamento do projeto “Óleo Sustentável” ocorreu na noite dessa quinta-feira (7) no estande da autarquia na Feira Nacional do Doce (Fenadoce). 

A ação irá abranger mais de 100 pontos do Município, como escolas, ecopontos, cooperativas de reciclagem, supermercados e postos de gasolina. Além de preservar o Meio Ambiente, o descarte correto vai garantir economia de verba pública ao Poder Executivo e a inclusão social para famílias da Cooperativa Nova Esperança.

Sanep assina convênio com a cooperativa Nova Esperança. Fotos: Gustavo Vara

Durante o lançamento, a prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância deste novo serviço para o Município e, também, para a preservação do meio ambiente. 

“Para poder entregar um mundo melhor às gerações futuras é preciso se preocupar com o meio ambiente, e é exatamente isso que estamos fazendo aqui, ao lançar este projeto. Agora contamos com a participação de todos os pelotenses que, a partir de setembro, terão mais de 100 pontos de coleta espalhados pelo município para que possam fazer o descarte correto do óleo”, afirmou Paula ao cumprimentar e desejar sorte para a presidente da Cooperativa, Mariza Ferreira. “Tenho certeza que a Cooperativa terá muito sucesso com este projeto”, complementou a prefeita.

Funcionamento

A partir de setembro a população deverá levar o óleo de cozinha usado em um recipiente reutilizável e descartar em bombonas que serão disponibilizadas em uma estrutura do Sanep. Não haverá ponto de descarte das garrafas, apenas do óleo. O Sanep garantirá a logística de coleta deste material, que será encaminhado à Cooperativa Nova Esperança, conveniada ao Município. 

Eles serão responsáveis pelo recebimento do óleo e pela transformação deste material em detergente, sabão em barra e em pasta. Parte deste produto de limpeza retornará às escolas para uso interno nos educandários, gerando economia de verba ao Município. O restante dos produtos será comercializado pela Cooperativa, gerando renda às famílias cooperadas. 

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, destaca que a Usina terá capacidade de processar mil litros de óleo por dia. “O óleo é um produto de difícil destinação e degradante se descartado no Meio Ambiente, por isso é satisfatório lançar este projeto. A partir de setembro começamos a distribuir as estruturas para iniciar a coleta”, afirma o gestor. 

Investimento

Durante a cerimônia, foi assinado o convênio com a Cooperativa Nova Esperança, que oficializa a responsabilidade às famílias cooperadas pela operação da Usina de Óleo. O investimento do Sanep no projeto chega a R$ 500 mil. Com isso, Pelotas terá a mais completa e moderna Usina de Processamento de Óleo Saturado, com fabricação de sabão em barra, detergente e pasta. 

A proposta traz ainda outro viés importante, pois utilizará mão de obra formada por uma cooperativa de catadores conveniada com a autarquia. "A Usina gerará trabalho e renda para estas pessoas e economia para os cofres públicos, com retorno de parte destes subprodutos para a Prefeitura”, ressalta o chefe do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep e autor do projeto, Edson Plá Monterosso.

O vice-prefeito Idemar Barz também prestigiou a cerimônia, assim como o vereador José Benemann (PSDB) e representante do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). Após a cerimônia, a prefeita visitou o laboratório de tratamento de água no estande do Sanep.

Mascote

O projeto Óleo Sustentável conta com um mascote que será fundamental no trabalho de conscientização desenvolvido nas Escolas. Este personagem irá fazer a interação com as crianças, uma forma lúdica de garantir a compreensão da importância do tema. 

Durante o período da Fenadoce, o Sanep disponibiliza um totem digital em seu estande para que as crianças escolham o nome do mascote. As opções são: Graxinha, Super Óleo e Olíto.

Prefeita e a corte da Fenadoce aproveitaram o evento para votar no nome preferido. Fotos: Gustavo Vara

Tags

sanep, sanep, oleo sustentavel, coleta de oleo, oleo de cozinha, sanep, oleo sustentavel, coleta de oleo, oleo de cozinha, sanep, oleo sustentavel, coleta de oleo, oleo de cozinha, sanep, oleo sustentavel, coleta de oleo, oleo de cozinha, oleo de cozinha, sanep, oleo sustentavel, coleta de oleo, oleo de cozinha, oleo sustentavel, coleta de oleo