Sanep inicia testes para reativação de reservatório central

Praça Piratinino de Almeida foi isolada para circulação de pedestres durante o serviço

26/11/2019 | 11:11:24


Quem circula pela região central do Município, no entorno da praça Piratinino de Almeida, notará a movimentação intensa de equipes no reservatório R1 durante esta semana. O Sanep inicia, nesta terça-feira (26), os testes para retomar o funcionamento do reservatório, que será fundamental à entrada de operação da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo.

Equipes fizeram o isolamento da praça e, durante a semana, estrutura será analisada – Fotos: Angélica Mengue

Serão feitos testes em carga para analisar a estrutura do reservatório, com abastecimento de cerca de 1,5 milhões de litros de água. Técnicos da empresa paulista Tramec SA, contratada pela autarquia para execução, vão analisar a capacidade de armazenamento do reservatório e as estruturas em operação. O monitoramento será constante e, em caso de emergência, a programação pode ser interrompida, provocando a liberação da água de forma total. 

Isso ocasionará o extravasamento da água no interior da praça e em áreas próximas, fato que levou o Sanep a isolá-la e não permitir a circulação de pessoas na área interna, a fim de garantir segurança de todos. Após o serviço, a prestadora do serviço emitirá um laudo em até 15 dias úteis, com relato da situação da estrutura do reservatório.

Conheça o R1

Com peças vindas da Escócia em uma viagem de navio, em 1875, foi construído onde hoje se localiza a Praça Piratinino de Almeida, no centro da cidade. A caixa d'água tem grande valor histórico-cultural para o Município, se tornando um dos bens tombados de Pelotas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Localiza-se no quadrilátero formado pelas ruas 7 de Setembro, General Neto, Barão de Azevedo Machado e Santos Dumont.

Reservatório R1 ao longo dos anos. Peças foram trazidas da Escócia – Fotos: Sanep/Arquivo

Tags

sanep, sanep, r1, reservatório, sanep, r1, reservatório, testes para reativação, praça piratinino de almeida, retomada do funcionamento, isolamento da área para serviços, r1, reservatório