Sanep inicia requalificação do reservatório do Laranjal

Desde 2018, o R15 passou a integrar um sistema inovador de tratamento e distribuição de água, corrigindo problemas históricos de abastecimento no veraneio

21/05/2020 | 11:05:15


O reservatório R15, responsável pela distribuição de água na praia do Laranjal, está sendo requalificado pelo Sanep. Além da pintura completa de todo o reservatório, a autarquia também executa a manutenção hidráulica e a renovação das bombas do sistema de abastecimento. 

Benfeitorias: pintura completa, manutenção hidráulica e manutenção de bombas – Foto: Rodrigo Soares

Desde 2018, o R15 passou a integrar um sistema inovador de tratamento e distribuição de água, corrigindo problemas de abastecimento que, historicamente, ocorriam no Laranjal durante o veraneio. Devido ao alto consumo, que aumentava cerca de 30% nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o sistema de distribuição não suportava a demanda, causando falta d’água nos horários de pico – entre 11h e 14h30min. Pensando nisso, o Sanep iniciou o projeto de estações móveis de tratamento, com duas estruturas conectadas ao R15, no cruzamento das avenidas Adolfo Fetter e José Maria da Fontoura. 

Obras foram vistoriadas nesta semana pelas equipes diretiva e técnica da autarquia – Fotos: Angélica Mengue

As ETAs móveis tratam 100 litros de água por segundo, com captação a partir do arroio Pelotas. Para trazer a água até as estruturas, o Sanep instalou tubulações em uma área particular cedida. O trajeto é longo: sai do Arroio Pelotas, se desloca por 3 mil metros em canal aberto e 1,3 mil metros de rede enterrada pela avenida Adolfo Fetter, até chegar ao R15, onde há interligação nas estruturas dos contêineres. A filtração da água é feita por membranas de fibra oca.

Salinidade afeta temporariamente a iniciativa

No mês de abril, a autarquia interrompeu este sistema de abastecimento devido à salinidade que atinge o arroio Pelotas. Enquanto a situação não se normaliza, retomou o sistema antigo de distribuição de água, direcionando o fornecimento através do reservatório R8, localizado na rua Mário Peiruque.

Assim, se divide o sistema de distribuição entre o Areal e a praia do Laranjal. De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, o funcionamento das estruturas móveis será retomado assim que forem normalizadas as condições do arroio Pelotas – que recebe monitoramento constante das equipes do Departamento de Tratamento do Sanep.


Tags

sanep, R15, reservatório do laranjal, sanep, R15, reservatório do laranjal, sanep, R15, reservatório do laranjal, sanep, R15, reservatório do laranjal, sanep, R15, reservatório do laranjal, requalificação, sistema inovador, tratamento e distribuição, veraneio: estações móveis, praia, sanep, R15, reservatório do laranjal, requalificação, sistema inovador, tratamento e distribuição, veraneio: estações móveis, praia