Sanep implanta Estação de Tratamento Móvel no Laranjal

Projeto irá auxiliar no abastecimento de água na praia

07/03/2018 | 12:03:49


      Um novo projeto do Sanep irá melhorar o abastecimento de água na Praia do Laranjal, partindo do Recanto de Portugal até os Balneários e a Colônia Z-3. É a Estação de Tratamento Móvel, que irá captar a água do Arroio Pelotas por meio de tubulação, tratá-la em duas estações conteinerizadas e, após, enviará a água para o reservatório R15, responsável por abastecer as praias. 

      O contrato da Estação será de 12 meses, para garantir melhorias no abastecimento de água no Laranjal até a ETA São Gonçalo entrar em funcionamento. O investimento é de aproximadamente R$ 5 milhões com recursos próprios do Sanep.

      A empresa que executa a obra é a Aquamec Indústria e Comércio de Equipamentos, vencedora do processo licitatório. Nesta quarta-feira (7), as equipes trabalham na implantação do sistema da Estação Móvel com apoio do americano Jeff Schimink, engenheiro da Allbriggs, empresa parceira da AquaMec, que veio de Nova York para Pelotas para ajudar na adaptação do projeto, e do gerente de manutenção da empresa, Alessandro Calor, responsável pelo planejamento e gerenciamento do sistema.

Fotos: Angélica Mengue

      O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, explica que a Estação Móvel irá tratar 100 litros de água por segundo, 50 litros em cada um dos módulos. 

“Atualmente, o abastecimento das praias vem do reservatório R8, na Mário Peiruque, que envia ao R15, que faz a distribuição até as casas. Com esta obra, vamos aliviar o R8 e direcionar o abastecimento exclusivo via R15 para o Laranjal”, afirma Garcia.

      A estrutura está localizada ao lado do R15, no cruzamento das avenidas Adolfo Fetter e José Maria da Fontoura. A tubulação vem sendo instalada desde dezembro e parte de um canal próximo ao acesso ao Balneário dos Prazeres, em área particular cedida em parceria com o Sanep. O trajeto é longo: sai do Arroio Pelotas, se desloca por 3 mil metros em canal aberto e 1,3 mil metros de rede enterrada pela avenida Adolfo Fetter, até chegar ao R15, onde é interligado nas estruturas dos contêineres. A filtração da água será feita por membranas de fibra oca.

      O material retirado durante o tratamento será descartado pela rede de esgoto ligada ao Residencial Amarílis e, de lá, encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Laranjal. Além da instalação das tubulações, o Sanep também executou melhorias na rede elétrica do trajeto, que foi adequada para conseguir mandar energia à Estação.

      A execução das obras se iniciou em dezembro e o sistema deve entrar em funcionamento até o fim do mês. 


Tags

ETA móvel, ETA móvel no laranjal, sanep pelotas, sanep, abastecimento de água, ETA móvel, ETA móvel no laranjal, sanep pelotas, sanep, abastecimento de água, ETA móvel, ETA móvel no laranjal, sanep pelotas, sanep, abastecimento de água