Sanep faz novo aprofundamento na Barragem nesta quarta

Serviço começa às 19h, será realizado na madrugada e causará suspensão do bombeamento, com falta de água nas regiões abastecidas

26/05/2020 | 12:05:43


Nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, o Sanep executará uma nova escavação de aprofundamento do ponto de captação de água na Barragem Santa Bárbara – a quarta intervenção do tipo em 2020 – e, ainda, uma manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA). Este serviço seria realizado na semana passada, mas foi transferido pelas condições desfavoráveis do solo após a chuva. A expectativa é de que a intervenção seja concluída durante a madrugada e o abastecimento normalizado no início da manhã. Nesta terça-feira (26), o manancial atingiu 3 metros e 95 centímetros (3m95cm) abaixo do ideal.

Ponto de captação passará por nova intervenção – Foto: Angélica Mengue

O serviço causará suspensão do bombeamento a partir das 19h, com falta de água nas regiões abastecidas pela Barragem, como Fragata, Centro, Balsa, Morada do Sol, Porto, Navegantes, Três Vendas (Santa Terezinha, Py Crespo, Lindóia, Tablada e regiões próximas), Ilha da Páscoa, bairro Areal (próximo ao Parque da Baronesa) e poderá causar queda de pressão em áreas abastecidas pelo R8, como Areal e praia do Laranjal. 

A última escavação no local foi feita no dia 11 de maio, quando o Sanep também aproveitou para limpar todos os tanques de decantação da ETA. Devido à baixa qualidade da água captada no fundo da barragem, a frequência na limpeza da estrutura aumentou, significativamente.

Chuva aumenta nível do manancial

Após os 90 milímetros registrados entre quinta-feira e sábado, o nível do manancial subiu 19 centímetros, passando de 4,13 para 3,94 metros abaixo do seu ideal, na última segunda-feira. A nova medição garantiu sobrevida ao abastecimento de água no Município, mas, ao mesmo tempo, mantém o sinal de alerta ligado, já que a situação ainda é grave.


Tags

sanep, barragem santa barbara, aprofundamento na barragem, estiagem, sanep, barragem santa barbara, aprofundamento na barragem, estiagem, sanep, barragem santa barbara, aprofundamento na barragem, estiagem, suspensão do bombeamento, normalização pela manhã