Sanep dá sequência a projeto de ligações de esgoto no Laranjal

Proprietários de imóveis do bairro serão notificados para que façam os ajustes necessários para receberem as ligações

31/10/2018 | 04:10:48


      O Sanep dará prosseguimento à segunda etapa do programa de esgotamento sanitário da praia do Laranjal. Por meio de sua Divisão de Fiscalização, a autarquia irá comunicar os proprietários de aproximadamente 213 imóveis do bairro autorizados pelo Departamento de Projetos da autarquia para a execução das ligações. Após comunicados, os donos ou locatários terão 90 dias para realizarem as adequações internas solicitadas nas residências. Ao final deste prazo, passará a ser feita a cobrança da tarifa de esgoto, prevista por lei. As notificações terão início na próxima segunda-feira (5).

      No mês de agosto o Sanep fez o tamponamento nas redes de esgoto em diversos trechos do Laranjal, a fim de verificar possíveis irregularidades no local. Além disso, foi feita a limpeza de toda a rede de esgoto da área, com jateamento e conexões, deixando-a apta para que sejam feitas as ligações na Estação de Tratamento. Com a parte externa da obra já executada, o próximo passo para dar continuidade ao projeto são os ajustes internos nos imóveis. 

      O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, conta que se trata de um trabalho para providenciar o retorno à cidade de uma obra que já foi feita pela Prefeitura. 

"Estamos viabilizando a utilização de todo o investimento que o Município já fez. Nós limpamos a rede, deixamos ela em condições de receber o efluente e identificamos o local da ligação. A partir daí, a pessoa será notificada a fazer a adaptação necessária na sua casa", explica o gestor.

      Os imóveis estão situados nas proximidades das avenidas Senador Joaquim Augusto Assumpção e Espírito Santo, e das ruas Caçapava do Sul e Morro Redondo. As notificações serão efetuadas de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde. No caso de o morador não ser encontrado durante a semana, serão feitos plantões sábado e domingo para garantir a eficácia no processo.

      Entenda a obra

      Em 2006, a Prefeitura concluiu a primeira etapa de construção das redes do Laranjal e, em 2007, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Em 2011, o governo municipal deu início à segunda etapa do projeto, cujas obras foram abandonadas pela Grimon Saneamento e Construções Ltda. (POA) e pela SJF Engenharia Ltda. (Canoas), empresas vencedoras do processo licitatório, que não finalizaram a construção das redes. Além do prejuízo provocado pela paralisação da obra, as companhias não deixaram o cadastro com as esperas para ligações.


Tags

sanep, ligação de esgoto, praia do laranjal, sanep, ligação de esgoto, praia do laranjal, sanep, ligação de esgoto, praia do laranjal