Nova unidade de abastecimento é orçada em R$ 5,36 milhões e atenderá diretamente parte das zonas Leste e Norte do município
17/04/2025 | 03:04:43
Para qualificar a distribuição de água em parte das zonas Leste e Norte de Pelotas, o Sanep realiza a construção de um novo reservatório de água, o R14. Quem passar pela rua Yolanda Pereira, número 500, no Jardim das Tradições, poderá visualizar as obras em andamento. O prefeito Fernando Marroni vistoriou o andamento dos trabalhos, nesta quinta-feira (17). A nova unidade de abastecimento terá capacidade de armazenar três milhões de litros e receberá água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo. O investimento é de R$ 5,36 milhões, em recursos da autarquia e contribuição de construtoras responsáveis por empreendimentos nas regiões diretamente beneficiadas.
A implantação do novo reservatório leva em conta a necessidade imposta pela expansão de construções na região, tendo como referência as avenidas Ildefonso Simões Lopes e Manoel Antônio Peres, explica o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn.
“São regiões que estão crescendo, com novos condomínios, e precisamos qualificar o sistema de abastecimento de água para atender a ampliação da demanda”, pontua.
A obra é executada pela empresa AGR Engenharia e Empreendimentos Ltda., vencedora do processo licitatório, e fiscalizada pela coordenadoria de Projetos Especiais do Sanep. De acordo com o engenheiro civil e responsável pelo setor da autarquia, Raul Odone, o R14 viabilizará o aumento da pressão e estabilidade no fornecimento de água a locais como o Vasco Pires — região que historicamente apresenta oscilações no abastecimento.
O futuro reservatório possui projeto semelhante ao R15, localizado no cruzamento das avenidas Adolfo Fetter e José Maria da Fontoura e responsável por abastecer o Laranjal. Serão dois milhões de litros de água armazenados na estrutura semienterrada, além de mais um milhão de litros na elevada para atingir a capacidade máxima de três milhões de litros. A previsão, segundo o engenheiro civil e diretor da empresa responsável pela obra, Guilherme Almeida, é de concluir os trabalhos até o final deste ano.