Sanep constrói reservatório de água no Jardim das Tradições

Nova unidade de abastecimento é orçada em R$ 5,36 milhões e atenderá diretamente parte das zonas Leste e Norte do município

17/04/2025 | 03:04:43


Para qualificar a distribuição de água em parte das zonas Leste e Norte de Pelotas, o Sanep realiza a construção de um novo reservatório de água, o R14. Quem passar pela rua Yolanda Pereira, número 500, no Jardim das Tradições, poderá visualizar as obras em andamento. O prefeito Fernando Marroni vistoriou o andamento dos trabalhos, nesta quinta-feira (17). A nova unidade de abastecimento terá capacidade de armazenar três milhões de litros e receberá água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo. O investimento é de R$ 5,36 milhões, em recursos da autarquia e contribuição de construtoras responsáveis por empreendimentos nas regiões diretamente beneficiadas.

Prefeito Fernando Marroni acompanhou os trabalhos nesta quinta-feira (17). Fotos: Volmer Perez/Secom

A implantação do novo reservatório leva em conta a necessidade imposta pela expansão de construções na região, tendo como referência as avenidas Ildefonso Simões Lopes e Manoel Antônio Peres, explica o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn. 

“São regiões que estão crescendo, com novos condomínios, e precisamos qualificar o sistema de abastecimento de água para atender a ampliação da demanda”, pontua. 
Futuro reservatório de água atenderá parte das regiões Leste e Norte da cidade. Fotos: Matheus Cabistany

A obra é executada pela empresa AGR Engenharia e Empreendimentos Ltda., vencedora do processo licitatório, e fiscalizada pela coordenadoria de Projetos Especiais do Sanep. De acordo com o engenheiro civil e responsável pelo setor da autarquia, Raul Odone, o R14 viabilizará o aumento da pressão e estabilidade no fornecimento de água a locais como o Vasco Pires — região que historicamente apresenta oscilações no abastecimento. 

O futuro reservatório possui projeto semelhante ao R15, localizado no cruzamento das avenidas Adolfo Fetter e José Maria da Fontoura e responsável por abastecer o Laranjal. Serão dois milhões de litros de água armazenados na estrutura semienterrada, além de mais um milhão de litros na elevada para atingir a capacidade máxima de três milhões de litros. A previsão, segundo o engenheiro civil e diretor da empresa responsável pela obra, Guilherme Almeida, é de concluir os trabalhos até o final deste ano.


Tags

reservatório de água, jardim das tradições, abastecimento, reservatório de água, jardim das tradições, abastecimento, reservatório de água, jardim das tradições, abastecimento, reservatório de água, jardim das tradições, abastecimento, reservatório de água, jardim das tradições, abastecimento, reservatório de água, jardim das tradições, abastecimento