Sanep constrói novo Ecoponto no Fragata

Unidade será a quinta deste porte em Pelotas para descarte de resíduos

13/03/2024 | 02:03:22


O Fragata terá novo espaço à disposição para descarte de resíduos volumosos, recicláveis e de óleo saturado. O Sanep investe R$ 400 mil, em recursos próprios, na construção do Ecoponto Gotuzzo — a quinta unidade deste porte em Pelotas. Quem passar pela rua Machado de Assis, próximo ao reservatório da rua Epitácio Pessoa, poderá visualizar a obra em andamento. A previsão é de inauguração ainda no primeiro semestre deste ano. 

Obras do novo Ecoponto avançam no Fragata. Fotos: Luana Medeiros

A grande novidade do Ecoponto Gotuzzo é a instalação de Postos de Entrega Voluntária (PEVs). Eles viabilizarão o descarte de resíduos recicláveis, inclusive, fora do horário de funcionamento da unidade, como domingos e feriados. O espaço ainda contará com uma plataforma de descarga acessível para depositar restos de obras e podas e galharias, conforme o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos, Edson Plá Monterosso.

 “É uma maneira de facilitar e dar comodidade aos cidadãos no momento de levar os resíduos até o Ecoponto. As pessoas poderão descartar materiais nas caixas receptoras de resíduos sem esforço algum, por meio da plataforma”, explicou. 

Mais uma opção para descarte

O Ecoponto da Gotuzzo foi desativado em abril de 2021 para readequações técnicas. Após avaliação do corpo técnico do Sanep, foi constatada a necessidade de projetar e construir uma nova unidade. O objetivo é reduzir o descarte inadequado de resíduos nas ruas, canais de macrodrenagem e bocas de lobo. O limite diário, assim como o dos outros quatro Ecopontos, é de um metro cúbico de materiais por pessoa — a medida equivale a uma caixa d’água de mil litros, por exemplo. 

Para a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, o engajamento da população com a proposta dos Ecopontos impulsiona as medidas do poder público para atender a demanda. 

“É um bom problema que nós temos. Cada vez mais cresce a procura pelos espaços, para dar destinação correta aos resíduos. Já reformamos e executamos uma série de melhorias nos quatro já existentes e, agora, com muita satisfação anunciamos que entregaremos o Ecoponto da Gotuzzo construído do zero”, destacou.

 Segundo a gestora, está prevista pelo menos mais uma unidade no município nos próximos meses. 

Construção ocorre próximo ao reservatório R7. Fotos: Matheus Cabistany

O que pode ser levado até os Ecopontos

- Resíduos recicláveis: papel, papelão, plástico, metal, isopor, vidros e espelhos.

- Resíduos de eletroeletrônicos de linha branca: televisor, monitor, computador, impressora e eletrodomésticos, como geladeira e fogão.

- Resíduos de construção civil: tijolos, blocos de cerâmica, concreto, telhas, forros, entre outros.

- Resíduos volumosos desmontados: móveis como sofás, armários, guarda-roupas, entre outros. Eles devem estar desmontados no momento do descarte, pois os móveis inteiros ocupam muito espaço e prejudicam outros moradores que pretendem levar seus resíduos.

- Resíduos de manejo de vegetação e jardinagem: podas e supressão.

- Pneus: a quantidade máxima é de quatro pneus.

- Óleo de cozinha usado: ele é descartado na estrutura disponível no Ecoponto. Futuramente, é transformado em produtos de limpeza para o Município por meio do projeto Óleo Sustentável.

Onde ficam os Ecopontos

- Ecoponto Centro JK: avenida Juscelino Kubitschek, 3.195.

- Ecoponto Laranjal: rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde.

- Ecoponto Balsa: rua Paulo Guilayn, 201.

- Ecoponto Cerquinha: rua Engenheiro Hugo Veiga, 155.

Os locais funcionam de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Tags

fragata, fragata, ecoponto, descarte correto, ecoponto, descarte correto