Sanep capacita servidores para segurança do trabalho

Cerca de 60 profissionais ligados aos setores de obras, água, esgoto, drenagem e elétrica assistirão a cursos voltados à proteção na prática laboral

12/05/2021 | 01:05:51


Nos meses de maio e junho, cerca de 60 servidores do Sanep serão capacitados quanto à segurança do trabalho através de cursos voltados à proteção individual e coletiva, bem como à prevenção de acidentes, na prática laboral. A atualização anual programada pela autarquia acontece, desta vez, na sede da Barragem Santa Bárbara e envolve profissionais de diversos setores, como obras, água, esgoto, drenagem e elétrica. 

Com o objetivo de garantir a segurança no trabalho dos servidores, Sanep disponibiliza cursos de capacitação. Fotos: Matheus Cabistany e Andressa Farias

As Normas Regulamentadoras (NRs) são o foco da capacitação atualmente. Nesta semana, a NR-10, que trata sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade, será abordada com as turmas. Entre as temáticas desenvolvidas na atividade, organizada pelo setor de Saúde e Segurança Ocupacional do Sanep, estão as técnicas de análise de risco, as medidas de proteção individual e coletiva, proteção contra incêndio e explosão, primeiros socorros e trabalhos envolvendo alta tensão.

O objetivo da autarquia é capacitar os trabalhadores quanto às providências preventivas que precisam ser adotadas no controle do risco elétrico, também associado a fatores adicionais, como altura, ambientes confinados e condições atmosféricas. A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, destaca a relevância de reforçar constantemente os cuidados necessários aos profissionais. “A capacitação dos nossos servidores é um trabalho que desenvolvemos com frequência. Consideramos essencial para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos em nossos serviços”, pontua.

Ao longo das semanas, outras NRs também serão abordadas no curso – entre elas, as normas 33 e 35, que tratam sobre a Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados e Trabalho em Altura, respectivamente. A organização das aulas atende às diretrizes do decreto municipal quanto ao distanciamento físico, à higienização e à ventilação dos ambientes. Os servidores também serão divididos em turmas menores, a fim de evitar a concentração de várias pessoas simultaneamente.


Tags

sanep, capacitação dos servidores, segurança do trabalho, prevenção de acidentes