Sanep avança com serviços de drenagem urbana

Diversas frentes de trabalho atuam na instalação de novos sistemas de drenagem, limpeza de canais e reparos na rede pluvial

13/04/2021 | 05:04:35


O Sanep tem avançado na qualificação da drenagem urbana de Pelotas, com obras e intervenções que impactam diretamente na capacidade de escoamento das águas da chuva e evitam alagamentos. Nesta terça-feira (13), a implementação de um sistema de drenagem em trecho da avenida Adolfo Fetter, próximo da entrada da avenida Rio Grande do Sul, recebeu o trabalho da autarquia. Foram instaladas três caixas de decantação pluvial, a fim de reduzir o acúmulo de água recorrente no local.

Implementação de sistema de drenagem na avenida Adolfo Fetter atende à demanda da população - Fotos: Matheus Cabistany

Serviço com objetivo semelhante também foi executado no cruzamento das ruas General Osório e Antônio dos Anjos, no Centro, a partir da travessia de nova rede de drenagem pluvial. A tubulação de 10 metros, com duas caixas de alvenaria para captação de precipitações, foi projetada para evitar alagamentos pontuais na região. 

Nos últimos dias, a autarquia ainda deu continuidade ao cronograma de limpeza de canais da cidade. A desobstrução das estruturas é fundamental para o sistema de drenagem do Município, uma vez que elas são determinantes para dar vazão à água da chuva. A ação, nesta semana, se concentrou em parte do canal da avenida São Francisco de Paula, com a retirada de lixo, vegetação e demais obstáculos que impedem a passagem natural da água. 

Autarquia realizou importantes intervenções para melhorias na drenagem urbana - Fotos: Matheus Cabistany

Desde o início do projeto voltado aos canais, em 2017, cerca de 150 quilômetros já foram limpos e desobstruídos. Nos primeiros meses deste ano, mais de 160 cargas já foram retiradas de canais localizados no Laranjal, Areal e Centro. Na última semana, o Departamento de Drenagem também atuou no reparo da rede pluvial no canteiro da avenida Bento Gonçalves, esquina rua Félix da Cunha, a fim de evitar possíveis problemas na tubulação.


Tags

sanep, sanep, drenagem urbana, limpeza de canais, laranjal, sanep, drenagem urbana, limpeza de canais, laranjal, drenagem urbana, limpeza de canais, laranjal