Sanep anuncia previsão para prova de concurso público

Próxima etapa do certame deve ocorrer dia 23 de maio, respeitando protocolos de biossegurança preconizados pela OMS e Ministério da Saúde

29/03/2021 | 11:03:16


Suspenso desde março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, o concurso público do Sanep deverá ter continuidade com a aplicação das provas objetivas no dia 23 de maio de 2021. A previsão foi anunciada pela autarquia e pela Legalle Concursos – empresa responsável pela organização do certame – nesta segunda-feira (29), juntamente à projeção dos protocolos de biossegurança trabalhados para dar sequência ao processo. 

A Comissão Organizadora do Concurso, formada por servidores de carreira do Sanep, salienta que a oficialização da data dependerá exclusivamente do panorama vivenciado pela região de Pelotas em relação à pandemia no mês de maio, ou seja, não está descartada a necessidade de alterar o dia da prova até lá, considerando o contexto causado pelo coronavírus.

O protocolo para a realização do concurso, preconizado a partir de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a peça-chave estudada pela autarquia e pela Legalle para que o certame seja realizado de forma segura em maio.

Mais de 25 ações antes, durante e depois do concurso serão executadas, incluindo medidas de triagem na entrada dos candidatos, disponibilização de álcool gel, garantia de ambientes ventilados e retificação do edital com orientações detalhadas aos inscritos para o dia da prova.

O Edital retificado com o novo cronograma e demais informações oficiais sobre o concurso podem ser acessados no site da Legalle Concursos.

Aplicação das provas

Entre as providências que serão tomadas, está o aumento do tempo entre a abertura e o fechamento dos portões para evitar aglomerações, a higienização com álcool 70% de superfícies como corrimãos, mesas e cadeiras, aferição da temperatura dos participantes, interdição de bebedouros comunitários, redução do número de candidatos por sala, orientação ao uso individual de caneta, inclusive para assinaturas em lista de presença, e controle em relação ao uso correto da máscara, que deve ser utilizada constantemente cobrindo inteiramente a boca e o nariz.

Um questionário online também deverá ser direcionado aos candidatos nos dias antecedentes à prova, a fim de mapear as suas condições de saúde. Da mesma forma, os participantes que, em até dez dias depois, apresentarem sintomas de infecção pelo SARS-CoV-2 ou que apresentarem testagem positiva, deverão notificar a Legalle, para que a banca emita uma nota de alerta a todas as pessoas que compartilharam a mesma sala de prova.

Relembre

O concurso público do Sanep teve 15.999 inscrições registradas entre fevereiro e março do ano passado, com destaque para os cargos de escrevente e operador de sistema hidráulico, que representam mais da metade dos candidatos: 8,2 mil e 1,6 mil inscritos, respectivamente. As provas do certame, que oferece 72 vagas para 23 cargos de níveis Fundamental, Médio, Técnico e Superior, seriam aplicadas no dia 3 de maio de 2020, mas, devido ao avanço da pandemia no país, foram suspensas pelo Sanep ainda em março visando à prevenção do vírus e à segurança dos envolvidos.


Tags

concurso do sanep, provas, data do concurso, concurso do sanep, provas, data do concurso, concurso do sanep, provas, data do concurso, concurso do sanep, provas, data do concurso, concurso do sanep, provas, data do concurso, concurso do sanep, provas, data do concurso, concurso do sanep, provas, data do concurso