Saiba por que resíduos não devem ser descartados no esgoto

Sanep alerta para os riscos do lixo jogado de forma indevida no sistema de esgotamento do Município

14/04/2022 | 09:04:01


Objetos pequenos, que parecem inofensivos à primeira vista, podem gerar grandes impactos ambientais e à saúde pública, tornando-se verdadeiros vilões quando descartados incorretamente no sistema de esgoto. Itens como fios dentais, cotonetes, grandes acumulados de fios de cabelo, preservativos e absorventes são frequentemente encontrados pelo Departamento de Esgoto do Sanep no trabalho de desobstrução e limpeza das redes coletoras, realizado pelas equipes em toda a cidade.

Itens descartados de forma incorreta afetam o pleno funcionamento do sistema de esgoto. Fotos: Divulgação.

Materiais recicláveis, como garrafas pet e sacolas plásticas, também costumam aparecer nas tubulações, que são projetadas para receber líquidos. Além disso, outro grande fator que afeta negativamente o funcionamento do sistema de esgotamento é a falta de limpeza nas caixas de gordura das residências, conforme explica o chefe da Divisão de Redes, Cesário da Rosa: “O que mais atrapalha para termos um bom funcionamento é a gordura presente devido à falta de limpeza periódica nas caixas internas, que é uma responsabilidade do morador, além do lixo que encontramos normalmente”, destaca. 

Garrafas pet e sacolas plásticas costumam aparecer com frequência nas tubulações, Fotos: Divulgação.

Para chegar com o serviço em ruas mais estreitas, como algumas localizadas no Centro e nas cohabs, o Sanep adquiriu um novo caminhão hidrojateador, em 2018, viabilizando a limpeza também nesses locais.

Descarte incorreto

Para as equipes dos departamentos de Esgoto e de Drenagem do Sanep, já é rotina encontrar objetos descartados de modo inadequado nas redes coletoras de esgoto e nos canais. No caso da drenagem, a retirada desses materiais é feita de forma preventiva, durante todo o ano, para garantir o pleno escoamento da água em períodos chuvosos e evitar alagamentos.

Conscientização constante

O trabalho de conscientização por parte da autarquia também é contínuo. Por meio do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas), o Sanep organiza atividades, campanhas e eventos junto à comunidade, além de veicular frequentemente conteúdos educativos em suas redes sociais acerca do descarte correto e do consumo consciente da água. 

Como forma de incentivar ainda mais a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, o Sanep lançou, em 2019, o projeto Óleo Sustentável, que transforma o óleo de cozinha saturado em sabão em barra e detergente líquido. Na Cooperativa Nova Esperança, os produtos recebidos dos pontos de coleta são reciclados e comercializados, como forma de gerar renda aos cooperados. Os materiais também são doados para unidades de saúde e a instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social, além de ser utilizados nos prédios da autarquia, gerando economia de recursos públicos. 

Qual o destino?

Coleta orgânica/domiciliar: absorventes, preservativos, bituca de cigarro, fios de cabelo, fio dental, cotonete

Coleta seletiva: sacolas, garrafas e demais resíduos recicláveis (vidros, papéis, plásticos e metais)

Óleo Sustentável: projeto destinado à coleta do óleo de cozinha usado. Confira os pontos de coleta em sanep.com.br/oleosustentavel.


Tags

#sanep, #descartecorreto, #descartecorreto, #sanep, #descartecorreto, #sanep, #descartecorreto, #sanep, #descartecorreto, #sanep