Reservatório de água da Gotuzzo será recuperado

Ação faz parte do planejamento do Sanep para melhorar sistema de abastecimento no Fragata. Substituição de tubulações começam nesta segunda-feira

25/05/2020 | 09:05:58


O Sanep começa, nesta segunda-feira, uma nova etapa do projeto para melhorar o sistema de abastecimento no Fragata, em especial das regiões da Gotuzzo e da Cohab Fragata. A autarquia vai dar sequência à recuperação do reservatório de água R7, localizado na rua Epitácio Pessoa, com início do processo de impermeabilização interna da estrutura responsável pelo armazenamento de água – garantindo um sistema adequado de reserva ao abastecimento das residências.

Reservatório vai auxiliar no armazenamento de água da região da Gotuzzo, trazendo melhorias ao abastecimento – Foto: Angélica Mengue

O R7 possui capacidade de armazenar 1,5 mil metros cúbicos de água e será um importante aliado para corrigir os problemas de abastecimento enfrentados nestas regiões. Construído na década de 80, o reservatório nunca entrou em funcionamento. Por isso, a autarquia precisou executar uma série de reformas na estrutura. De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, já foram adquiridos o novo sistema de bombeamento do reservatório, o projeto para ativar as ligações elétricas já está encaminhado com a CEEE e a escada de acesso à torre já foi reformada.

 “Enfrentamos algumas dificuldades na área, pois havia uma pessoa morando dentro do reservatório e possibilitar esta remoção levou um certo tempo, mas o objetivo é colocar o R7 em funcionamento até o próximo verão”, destaca Garcia.

Novas tubulações melhoram o abastecimento

Além do reservatório, o Sanep vai recuperar uma parte da rede adutora responsável por levar a água da Barragem Santa Bárbara até o Fragata. Será substituída a tubulação em 2,2 mil metros de extensão da avenida Pinheiro Machado, entre a rua Paulo Zanotta da Cruz até as proximidades da rua Três do Loteamento Jardim do Prado. O serviço será executado por equipe de servidores da autarquia e a tubulação será direcionada pela lateral da via, próximo à calçada, diminuindo os transtornos no trânsito intenso do local. 

“Esta nova tubulação vai aumentar a pressurização da rede, corrigindo um problema antigo do abastecimento ali naquela região”, afirma o gestor.

Tags

substituição de rede no fragata, sanep, reservatório R7, reforma, substituição de rede no fragata, adutora, reativação do R7, sanep, reservatório R7, reforma, substituição de rede no fragata, adutora, reativação do R7, sanep, reservatório R7, reforma, adutora, reativação do R7