Representatividade feminina é destaque no Sanep

Mulheres respondem por 40% dos cargos de liderança na autarquia

08/03/2023 | 04:03:50


O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data histórica e destinada a promover a reflexão sobre os espaços e papéis ocupados pelas mulheres no mercado de trabalho e na sociedade. No Sanep, a única autarquia municipal do país a gerir os quatro eixos do saneamento básico - água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos -, a representação feminina está presente em todos os setores. Elas ocupam cerca de 40% das funções de liderança e coordenação na autarquia, mesmo somando, aproximadamente, 20% do total de servidores.

No Sanep, as mulheres representam aproximadamente 40% das funções de liderança e coordenação mesmo somando, aproximadamente, 20% do total de funcionários. Foto: Amanda Kuhn

Nos laboratórios, atendimento ao público, criação e elaboração de projetos, coleta de resíduos sólidos, limpeza, coordenação, operação e manutenção dos prédios do Sanep, na condução e chefia das equipes, elas são fundamentais para o serviço de saneamento básico prestado à população pelotense e para o desenvolvimento do município.

A chefe da Divisão de Atendimento, Mariza Pacheco, é servidora pública há dez anos e líder da equipe há seis. Ela reconhece a importância de ter um grupo feminino no ambiente de trabalho. “Acredito que as mulheres têm uma habilidade diferente de lidar com o público interno e externo. Nos últimos anos, nasceram grandes líderes no Sanep, com um perfil e uma visão diferentes, que têm conseguido mudar, transformar e fazer história. E cada uma de nós, mulheres em um cargo de liderança, temos que dar o nosso melhor e sermos melhores, porque somos muito visadas”, conta.

Responsável pelo setor de Saúde e Segurança Ocupacional há três anos, Andressa Farias considera desafiadora, mas exitosa, a experiência de estar na chefia em um ambiente majoritariamente masculino. “No meu caso, liderando uma equipe predominantemente masculina, a relação sempre foi de muito respeito e troca. É um trabalho de formiguinha. A relação de confiança foi sendo estabelecida aos poucos. Nós, mulheres líderes, geralmente temos a habilidade de tornar o ambiente mais acolhedor, cooperativo e harmônico, além de unir as pessoas e as equipes. Também contribuímos com a melhora do ambiente de trabalho”, explica.

Potência feminina reconhecida no Sanep

Desde junho de 2020, o Sanep é comandado pela primeira diretora-presidente de sua história. A atual gestora, Michele Alsina, enaltece a forte presença feminina em todos os setores da autarquia. “É extremamente importante que o público feminino ocupe cada vez mais espaços de relevância para a sociedade, como é o eixo do saneamento básico. Somos quase 200 mulheres, no Sanep, que representam milhões de vozes em um segmento tão essencial para o funcionamento da cidade”, diz.

Evento realizado em outubro do ano passado reuniu 18 artistas mulheres para grafitarem o entorno da caixa d'água do Porto. Foto: Matheus Cabistany

Como forma de reconhecimento e valorização das suas servidoras, o Sanep promove atividades e campanhas internas ao longo de todo ano. A mais recente, em outubro do ano passado, contou com palestras de conscientização acerca da saúde e bem-estar da mulher, em alusão ao Outubro Rosa. Eventos que possibilitam a integração entre o Sanep, as mulheres pelotenses e a comunidade também fazem parte da rotina da autarquia, como o Encontro de Mulheres, ocorrido em novembro, para estimular a arte urbana feminina na cidade. A ação, em parceria com o coletivo Elas na Rua, proporcionou que as 18 artistas mulheres pintassem e personalizassem os muros do entorno do reservatório R3 no Porto. O grafite, fruto do trabalho das artistas, transformou e coloriu o cenário da caixa d’água do local.


Tags

#sanep, #diainternacionaldamulher, #mulheresnosaneamento, #8M, #sanep, #diainternacionaldamulher, #mulheresnosaneamento, #8M