Projeto Óleo Sustentável integra programação da Expofeira

Iniciativa do Sanep, responsável pela reciclagem do óleo de cozinha, distribuirá amostras de produtos de limpeza nesta quinta-feira a partir das 17h

06/10/2021 | 11:10:27


O projeto Óleo Sustentável, do Sanep, responsável por dar a destinação correta a mais de 10 mil litros de óleo de cozinha usados apenas neste ano, é uma das atividades que marca presença na 95ª Expofeira de Pelotas na Associação Rural. Além de disponibilizar uma estrutura para descarte do produto durante toda a programação do evento – até domingo (10) –, a autarquia também promoverá uma ação educativa nesta quinta-feira (7), a partir das 17h, com a distribuição de produtos de limpeza feitos com o óleo reciclado.

Pelo projeto Óleo Sustentável, mais de 10 mil litros de óleo já foram transformados em produtos de limpeza neste ano. Foto: Matheus Cabistany

De acordo com a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, a participação na Expofeira é uma importante oportunidade para apresentar a iniciativa a um público abrangente, considerando a quantidade significativa de pessoas acompanhando o evento que, nesta edição, é pautado pela retomada econômica e social da cidade. 

“É um projeto que só traz benefícios para Pelotas: evita que o óleo contamine as águas, gera emprego e renda à cooperativa que o recicla, reduz recursos públicos com a aquisição de produtos de limpeza, possibilita a doação para instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social. É uma iniciativa da qual nos orgulhamos muito e queremos apresentá-la ao maior número de pessoas possível, a fim de expandi-la”, frisa Michele.

Estrutura

A ação será organizada no estande da Prefeitura de Pelotas. A bombona para coleta do óleo de cozinha está localizada próximo à praça de alimentação do evento, por logística, para coletar o produto utilizado pelos restaurantes. Equipe do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas), do Sanep, estará presente para orientar sobre o descarte – simples e rápido – e, ainda, detalhar aos interessados os mais de 20 pontos espalhados pela cidade com a mesma finalidade, como o Mercado Central, o Parque Una, supermercados e postos de gasolina.

Estrutura ficará disponível até o final do evento, no próximo domingo (10). Foto: Divulgação

A partir dos mais de 10 mil litros coletados pelo projeto neste ano, cerca de 11 mil barras de sabão e mil litros de detergente foram produzidos. Os materiais são gerados na Usina de Reciclagem de Óleo Saturado - a primeira do Rio Grande do Sul e uma das poucas do Brasil, com capacidade de processar mil litros de óleo por dia –, situada na Cooperativa Nova Esperança.


Tags

sanep, óleo sustentável, expofeira, sanep, óleo sustentável, expofeira