Projeto de reestruturação do cemitério Boa Vista é finalizado

Proposta de melhorias foi apresentada à prefeita Paula e a secretários municipais

28/09/2023 | 03:09:32


A prefeita Paula Mascarenhas conheceu, nesta quinta-feira (28), a proposta de reestruturação do cemitério municipal Boa Vista. Os detalhes foram apresentados pelos engenheiros da empresa Inova Consultoria Ambiental de Soledade, encarregada de elaborar o projeto executivo da obra, cujo investimento totaliza mais de R$ 30 milhões, distribuídos em etapas e setores.

De acordo com o projeto, foram pensadas soluções para um novo sistema de funcionamento do cemitério. Conforme o engenheiro do Sanep Edson Monterosso que auxiliou no projeto básico, a nova remodelação atende aos parâmetros legais e ambientais com requalificação de estruturas de todas as áreas. A ideia é ampliar o espaço e a utilização do local dentro de padrões técnicos mais atualizados.

Projeto foi apresentado à prefeita. Fotos: Gustavo Vara

Ao conhecer e receber o projeto, Paula destacou que esta é uma das demandas que o Município vinha empenhado desde a primeira gestão do seu governo e o trabalho agora é para desenvolver uma Parceria Público-Privada que busque a viabilidade das melhorias. 


"Recebemos hoje o projeto finalizado, que é uma das primeiras ações do meu primeiro mandato, quando iniciamos a busca pela regularização do cemitério diante de várias complexidades e questões ambientais e que precisava de um novo projeto. O valor de investimento é alto, mas que não precisa ser feito na totalidade e sim em etapas e agora vamos dar início ao processo de construção de uma Parceria Público-Privada para que esse investimento seja executado, considerando a importância ambiental envolvida", apontou a prefeita.

O projeto está dividido em duas fases e cada um delas pode ser segmentada. Em uma delas está a construção de 567 sepulturas com capacidade para 32 jazigos cada uma, totalizando mais de 18 mil unidades. Também estão previstos ossários, filtros, sistemas de drenagem, arruamentos, paisagismo, dentre outras melhorias. A integralidade do projeto está orçada em R$ 33,5 milhões.   

Além dos engenheiros da empresa Michele Zat e Alexandro Zat também participaram da reunião os secretários municipais de Governo, Fábio Machado; de Serviços Urbanos, Fábio Suanes; de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer; a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina; a chefe Gabinete, Kelli Baum; as diretoras Operacional e Administrativa da Secretaria de Serviços Urbanos, Lúcia Amaro e Taís Moreno; a bióloga Marta Sória, a arquiteta Beatriz Hoffmann do município.


Tags

Cemitério, Boa Vista, melhorias, projeto, finalização, reestruturação, Cemitério, Boa Vista, melhorias, projeto, finalização, reestruturação