Prefeitura e Sanep oficializam reforma do reservatório da Gotuzzo

Ativação do R7 integra pacote de melhorias no sistema de abastecimento do Fragata

06/03/2024 | 05:03:56


O reservatório de água R7, da Gotuzzo, será posto em funcionamento. A prefeita Paula Mascarenhas e a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, assinaram contrato para execução de melhorias no sistema de abastecimento do Fragata, nesta quarta-feira (6), no Paço Municipal. O termo prevê investimento de R$ 630 mil, com recursos próprios da autarquia, em obras de qualificação no sistema de distribuição no bairro.

Durante o ato de assinatura, a prefeita destacou a relevância das ações para qualificar a distribuição de água no Fragata. 

“É fundamental seguirmos avançando em um tema tão importante como o saneamento básico. Anunciamos hoje mais um investimento do Sanep, que irá proporcionar aumento da pressão de água no bairro”, salientou.

Contrato assinado nesta quarta-feira garante investimento de R$ 630 mil em melhorias no abastecimento do Fragata. Fotos: Michel Corvello

Localizado na rua Epitácio Pessoa, o R7 foi construído na década de 80, mas nunca entrou em funcionamento. A estrutura possui capacidade de armazenar 1,5 milhão de litros de água e dará suporte ao abastecimento do Fragata. De acordo com a diretora-presidente Michele Alsina, a ativação do reservatório trará mais estabilidade em regiões como a Gotuzzo e a Cohab Fragata. 

“O maior volume de reserva de água no bairro possibilitará o aumento da pressão em pontos que, hoje, são menos favorecidos geograficamente pela logística de abastecimento. Além disso, o sistema terá mais autonomia de operação, mesmo em momentos de queda de energia nas estações de tratamento, por exemplo, minimizando o transtorno à população”, explicou.

O cronograma de obas prevê a recuperação estrutural, limpeza e pintura da torre, o entroncamento da entrada do reservatório na rede de distribuição, a instalação da válvula de entrada do reservatório semienterrado, com atuador hidráulico, o ponto de saída de água do reservatório, incluindo a recuperação e o entroncamento da tubulação e a instalação de macromedidor para acompanhamento em tempo real da pressão de água.

Reforço na rede de adução do bairro

Para possibilitar a ativação do R7, o Sanep realiza obras nas redes responsáveis por conduzir água tratada para o Fragata. As intervenções têm o objetivo de viabilizar o abastecimento tanto pelo reservatório R5, na rua Frontino Vieira, quanto pela unidade situada na rua Epitácio Pessoa. Atualmente, as equipes reforçam as tubulações da avenida Pinheiro Machado.

Equipes instalam rede adutora responsável por distribuir água tratada às residências do Fragata. Foto: Luana Medeiros

Tags

sanep, abastecimento, fragata, reservatório, sanep, abastecimento, fragata, reservatório