Prefeita visita Ecoponto JK após completa requalificação

Unidade, revitalizada pelo Sanep neste mês, recebeu diversas melhorias, como novo ordenamento para descarga de materiais, equipamentos de proteção individual, pintura e sinalização

02/08/2021 | 03:08:59


A partir desta semana, quem passar pela avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira encontrará um Ecoponto de cara nova, completamente revitalizado após reforma interna e externa de sua infraestrutura, executada pelo Sanep. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, nesta segunda-feira (2), o início da nova fase da unidade – agora gerenciada pela autarquia –, que é destinada ao descarte correto e ambientalmente seguro de vários resíduos, como restos de construção, podas e galharias, eletroeletrônicos, pneus, móveis e lixo reciclável.

Espaço possibilita descarte correto de diversos tipos de materiais - Fotos: Gustavo Vara

O expressivo impacto ambiental e social proporcionado pelo espaço – o primeiro desta natureza inaugurado em Pelotas, há cinco anos – foi salientado pela prefeita na visita às dependências do Ecoponto JK. 

“Estamos iniciando um novo momento dos nossos Ecopontos, que representam uma política pública fundamental no município. Viabilizar locais como esse significa proteger a natureza, promover a consciência ambiental e gerar emprego, através do trabalho junto às cooperativas de reciclagem. O que para a gente pode ser lixo, gera renda a muitas famílias”, afirmou.

Paula também lembrou que parte do grupo de 11 funcionários da unidade é formada por integrantes do projeto Mão de Obra Prisional, do Pacto Pelotas pela Paz, já reconhecido nacionalmente pela atuação voltada à ressocialização e à cidadania. “Nossos Ecopontos vão dar exemplo para todo o Brasil. Aqui se faz um trabalho muito bonito, que precisa e vai seguir em frente”, completou a chefe do Executivo.

O casal Rosângela e Fábio Minho, das Três Vendas, disse que o Ecoponto JK é o local escolhido sempre que precisam descartar resíduos diferentes dos recolhidos nas coletas orgânica e reciclável, como móveis e restos de obra. "Espaços como esse são importantes porque permitem a destinação certa para os materiais. As plaquinhas sinalizando o tipo de lixo ajudam bastante também. Certamente vamos voltar outras vezes”, elogiou Rosângela. 

Ecoponto JK repaginado

Entre as principais melhorias implantadas a partir da condução do Sanep, está a instalação de portão, cerca elétrica, alarme e vigilância – a fim de possibilitar mais segurança ao serviço –, reforma da fachada, pintura geral, novos contêineres e sinalização para orientar os moradores, além de uma arte em grafite feita pelo artista Gabriel Veiz, ajudando a compor a nova identidade do Ecoponto JK. A diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, destacou que o investimento não foi feito apenas na estrutura do lugar, mas, também, direcionado aos trabalhadores.

Espaço com mais de 20 coletoras permite que moradores entrem com seus veículos para agilizar a entrega dos materiais - Fotos: Gustavo Vara

Kits com novos equipamentos de proteção individual (EPIs), contendo luvas, capas de chuva, óculos, uniformes e calçados adequados ao serviço, foram entregues na ocasião, além de material de higiene e limpeza utilizados no combate à Covid-19 – máscaras, álcool, luvas descartáveis e detergentes e sabões produzidos pelo projeto Óleo Sustentável, do Sanep. 

“Queremos que o espaço seja cada vez mais convidativo e organizado para receber a população, incentivando o descarte correto de resíduos e desmotivando o descarte irregular nas ruas, canais de drenagem e terrenos vazios”, disse Michele. 

Organização e controle interno

O espaço, com cerca de 400 m² e mais de 20 coletoras de armazenagem, permite que os moradores entrem com seus veículos para agilizar a entrega dos itens. Ao chegar, são recepcionados pelos funcionários, que os ajudam no transporte até os devidos contêineres e fazem o registro do tipo de material. O coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso, comentou que o novo ordenamento interno para descarga de produtos e o controle de saída e destino final é essencial para a eficiência do serviço.

“Não é porque o Ecoponto tem esta finalidade, que precisa ter um aspecto sujo ou com acúmulo de resíduos. O novo ordenamento permite que o reaproveitamento desses materiais seja mais eficaz e que planejemos com mais propriedade e conhecimento a qualificação do serviço", ressaltou. 

Nova gestão

Até então administrados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura, os Ecopontos de Pelotas passam a ser gerenciados pelo Sanep devido à natureza da atividade voltada ao recolhimento e destinação dos resíduos sólidos gerados na cidade, explicou a prefeita, que citou a atualização do licenciamento ambiental como etapa importante na nova fase do local. Após a unidade da JK, a autarquia seguirá atuando na requalificação dos demais Ecopontos. 

Como funciona?

O Ecoponto JK fica localizado na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.195, próximo à rua Rafael Pinto Bandeira, e funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O limite diário de descarte, por pessoa, é um metro cúbico, medida equivalente a 18 sacos de lixo de 60 litros, uma caixa d’água de mil litros cheia ou 25% do volume de uma caçamba, aproximadamente. 

- São aceitos nas unidades: resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico, vidros, espelhos, metais e isopor); resíduos de manejo de vegetação e jardinagem, como podas e supressão; resíduos da construção civil, como tijolos, concreto, terra, madeiras, forros e argamassa; eletroeletrônicos e eletrodomésticos de linha branca (geladeira, fogão, televisão, monitor, impressora); resíduos volumosos desmontados (móveis, sofás, armários, guarda-roupas, mesas, colchões); pneus; e óleo de cozinha usado.

- Os Ecopontos não recebem: resíduos orgânicos; resíduos biológicos e sépticos, como remédios, agulhas, curativos, seringas e animais mortos; resíduos químicos e industriais (embalagem e restos de agrotóxicos, lâmpadas, pilhas e baterias) e restos de tinta (apenas as latas vazias). Materiais informativos impressos foram elaborados pelo Sanep, como forma de orientar a população sobre a utilização das unidades. Confira abaixo:


Tags

ecoponto, descarte correto, sanep, jk, ecoponto, descarte correto, sanep, jk, ecoponto, descarte correto, sanep, jk, ecoponto, descarte correto, sanep, jk, ecoponto, descarte correto, sanep, jk