Sanep opera sistema de drenagem para dar vazão às águas por meio das casas de bombas
02/04/2025 | 05:04:42
Os pluviômetros instalados nas unidades do Sanep registram, em média, 35 milímetros de chuva, até as 17h desta quarta-feira (2), em Pelotas. A entrada do outono deste ano é marcada pelas precipitações frequentes — choveu em quatro, dos últimos sete dias. Diante disso, aumenta-se a exigência do sistema de drenagem urbana do município. A autarquia trabalha ininterruptamente na manutenção e operação das casas de bombas, responsáveis por dar vazão às águas conduzidas pelos canais.
De acordo com o coordenador do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) do Sanep, Aldemir Silveira, todas as casas de bombas operam a pleno para agilizar o escoamento pluvial.
“O sistema pluvial está funcionando sem intercorrências. Além disso, temos equipes disponíveis para atender possíveis situações pontuais de acúmulos de água e, assim, minimizar possíveis transtornos à população”, salientou.
O Dedu atua na desobstrução e limpeza das grades de contenção das sete casas de bombas do município: Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra. O serviço é feito manualmente e com o auxílio de maquinário de grande porte. Durante os trabalhos, a equipe precisou remover uma geladeira, descartada indevidamente, do canal situado na Estrada do Engenho. O móvel foi conduzido junto com as águas até a casa Leste pelo sistema de bombeamento.
A autarquia e as secretarias de Defesa Civil, Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) e Transporte e Trânsito (STT) monitoram os impactos das chuvas em Pelotas para mobilizar ações emergenciais em pontos de alagamentos, quando necessário. As ocorrências podem ser informadas pelo número 153.