Pelotas é representada em Congresso Nacional de Saneamento

Em Porto Alegre, Sanep compartilha boas práticas desenvolvidas no município, no âmbito dos serviços de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana

11/05/2022 | 12:05:38


 

Pelotas está representada na edição de ouro do Congresso Nacional de Saneamento. Única autarquia gaúcha à frente dos quatro eixos do setor – água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana – o Sanep marca presença na 50ª edição do evento promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em Porto Alegre, até quinta-feira (13). O objetivo da atividade é proporcionar debates informativos, troca de experiências e apresentação de boas práticas no saneamento, além de integrar representatividades das cinco regiões do país.

Estande do Sanep é um dos pontos de troca de conhecimentos no Congresso Nacional. Autarquia é a única das participantes a gerir os quatro eixos do saneamento. Fotos: Matheus Cabistany

A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, acompanha a programação e classifica a participação do grupo pelotense como uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, bem como compartilhar a busca por soluções dos desafios enfrentados pela maioria dos municípios brasileiros.

“A participação no evento é uma forma de garantir que Pelotas siga incluída e atualizada sobre os principais debates que envolvem o saneamento atualmente, como as decisões relacionadas à nova legislação do marco regulatório”, ressaltou Michele.

O estande do Sanep é um entre os mais de 60 organizados no Centro de Eventos da Fiergs. No espaço, os servidores conversam com os visitantes e apresentam as obras e as iniciativas da autarquia, principalmente na área ambiental. O projeto Óleo Sustentável, por exemplo, vem chamando a atenção de quem passa pelo local. As amostras de sabão em barra e de detergente líquido – que podem ser levadas para casa pelos congressistas – atestam a importância de investir na reciclagem, sobretudo, evitando a destinação incorreta de um material poluente, como o óleo de cozinha usado.

Experiência pelotense em evidência

Os impactos ambientais, sociais e econômicos do projeto foram destacados pelo coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos, Edson Plá Monterosso, em mesa-redonda desta terça-feira (10), da qual o Sanep foi convidado a participar. O engenheiro salientou o fato de não ser mais preciso adquirir esses itens de limpeza para os prédios da autarquia, uma vez que a produção na cooperativa conveniada dá conta de abastecê-los e, ainda, viabilizar kits de doação para 18 entidades assistenciais da cidade.

“Somente no ano passado, ainda no período de pandemia, a nossa usina, a primeira inaugurada no Rio Grande do Sul, produziu 90 mil barras de sabão e 1,2 mil litros de detergente para utilização em unidades de saúde, como o Pronto Socorro, hospitais e a UPA Areal”, explicou Monterosso, enfatizando a contribuição da iniciativa no enfrentamento ao coronavírus.

Projetos ambientais da autarquia em Pelotas ganharam destaque no evento. Fotos: Matheus Cabistany

Nesta quarta (11), o coordenador volta a compartilhar a experiência de Pelotas em painel sobre gestão de resíduos sólidos. Durante a tarde, o Sanep estará representado pela superintendente administrativa Claudelaine Coelho, na mesa-redonda que discutirá melhores práticas da gestão da informação. A expectativa da Assemae é que o Congresso reúna dois mil participantes ao longo da programação, que também conta com uma feira de saneamento, visitas técnicas, minicursos e palestras de especialistas na área.


Tags