Indicação ocorreu em razão do projeto em parceria com o Sanep, Adote uma Escola, que visa desenvolver a consciência ecológica entre crianças e adolescentes
14/10/2025 | 05:10:42
O município de Pelotas é finalista da 7ª edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal da Famurs, na área da Educação. A iniciativa reconhece projetos desenvolvidos por prefeituras gaúchas que promovem inovação na gestão pública e melhoria da qualidade de vida nas comunidades locais.
Pelotas concorre com os municípios de Ijuí e Taquaruçu do Sul, que apresentam, respectivamente, os projetos Saber e Sabor, voltado à alimentação escolar, e Tecendo Pontes, iniciativa de parcerias sociais pela equidade nas escolas. A indicação de Pelotas ocorreu em razão do projeto em parceria com o Sanep, Adote uma Escola, que visa desenvolver a consciência ecológica entre crianças e adolescentes, por meio da educação ambiental e do descarte correto de resíduos sólidos.
Atualmente, o projeto atende regularmente 38 escolas municipais, 26 escolas estaduais, uma escola federal, sete entidades assistenciais e uma escola privada, totalizando 73 escolas e aproximadamente 35 mil alunos. Somente nos últimos três anos, em torno de 150 mil quilos de resíduos recicláveis foram transportados até as cooperativas de reciclagem por meio da iniciativa, promovendo trabalho, renda e sustentabilidade na busca por uma cultura de consciência ambiental em Pelotas.
Os vencedores serão anunciados durante o 4º Smart Cities Park, que acontece em Nova Petrópolis, no dia 29 de outubro e reunirá gestores públicos, especialistas e representantes de instituições parceiras para debater o futuro das cidades inteligentes e sustentáveis no Rio Grande do Sul. Esta foi a maior edição do evento desde a sua criação, com 400 projetos inscritos em 18 categorias.