Pelotas decreta Situação de Emergência devido à estiagem

Prefeita assinou o documento número 6248/2020 nesta quarta-feira

04/03/2020 | 05:03:08


A prefeita Paula Mascarenhas assinou, nesta quarta-feira (04), Decreto de Situação de Emergência no Município de Pelotas devido à estiagem. O documento retrata os problemas enfrentados em diferentes setores, desde a dificuldade no abastecimento de água na zona rural por parte do Sanep até as perdas significativas registradas pela Emater, IRGA e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com prejuízos nas pastagens, leite, nos setores hortifrutigranjeiros, plantações de soja, tabaco, milho, feijão entre outros. O Decreto entra em vigor nesta quinta-feira (5), com vigência de 180 dias.

Foto: Michel Corvello

Na construção do Decreto foram considerados os danos humanos, materiais, ambientais e os prejuízos econômicos causados pela estiagem. No período de validade do documento, ficam dispensadas de licitações os contratos necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a recuperação das perdas. Também autoriza a mobilização de todos os órgãos e entes municipais para atuarem sob coordenação da Defesa Civil, com objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.

Não há previsão de normalização das precipitações em Pelotas para os próximos 30 dias, por isso, a medida de urgência na tentativa de amenizar os problemas. A SDR irá tentar viabilizar junto ao Governo do Estado o empréstimo de maquinários para executar escavações e viabilizar água aos animais na zona rural.

Barragem Santa Bárbara

O Sanep vai iniciar, nesta quinta-feira (5), uma obra de aprofundamento na Barragem Santa Bárbara, com escavação para abertura de um canal que vai conduzir a água do ponto mais profundo para a área mais próxima de captação. A autarquia mantém em operação o cronograma do Mutirão de consertos de vazamentos de água na cidade, como forma de reduzir as perdas. Também seguem as fiscalizações do uso irregular de água para lavagem de carros e calçadas e para molhar gramados e jardins, conforme previsto no Decreto de Restrição do uso da água publicado em 26 de fevereiro.


Tags

sanep, situação de emergência, santa bárbara, barragem, água, estiagem, sanep, situação de emergência, santa bárbara, barragem, água, estiagem, sanep, situação de emergência, santa bárbara, barragem, estiagem, sanep, situação de emergência, santa bárbara, barragem, estiagem, sanep, situação de emergência, santa bárbara, barragem, estiagem, sanep, situação de emergência, santa bárbara, barragem, água, estiagem