Autarquia modernizou atendimento ao público para facilitar encaminhamento de serviços no período pandêmico
09/06/2021 | 11:06:16
Há mais de um ano, o Sanep precisou se adaptar aos reflexos da pandemia que incluíram, entre outras medidas para a contenção do vírus, o atendimento remoto ao público. Desta forma, todos os serviços passaram a ser solicitados de forma on-line – o que se mantém até hoje, mesmo com a retomada do atendimento presencial feito mediante agendamento prévio.
Entre os contatos mais frequentes, estão as requisições de parcelamento e pedidos de informação relacionados aos débitos com a autarquia. Tanto um quanto o outro podem ser encaminhados de forma online, conversando com a equipe da Divisão de Atendimento e Cobrança (DAC), responsável pela negociação de dívidas, através do e-mail [email protected].
O parcelamento é a operação em que o valor total da dívida é dividido e cada parcela resultante é incluída na conta mensal do morador. Podem requerer o serviço o titular da tarifa; o procurador; herdeiros e cônjuges (no caso do titular já falecido); o curador; e o inventariante. A documentação necessária a ser anexada, além de RG e CPF, será informada pelo setor de atendimento no retorno ao usuário solicitante, dependendo do seu vínculo com o imóvel.
É importante encaminhar, já no primeiro contato por e-mail, o número de inscrição da residência (localizado dentro de um quadro azul na fatura de água), telefone para contato e endereço completo.
A negociação da dívida embasa-se na lei municipal nº 6171, de 4 de novembro de 2014, que instituiu o Sistema de Parcelamento de Débitos (Sispad) no âmbito do Sanep, visando à quitação das pendências dos pelotenses junto à autarquia. O acerto das contas é feito considerando a categoria do imóvel (residencial, comercial, industrial ou pública) e do montante da dívida.
Dúvidas sobre a negociação de dívidas podem ser sanadas com a equipe do setor responsável por meio do WhatsApp (53) 98417-0008 ou do telefone (53) 3026-1144, escolhendo a opção 4.