Obras da ETE Novo Mundo serão retomadas em março

Será mais um importante passo para avançar na universalização do saneamento básico do Município

22/02/2018 | 12:02:54


      Na primeira quinzena de março, serão retomadas as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo, localizada na avenida Francisco Carúccio, zona norte do Município. A ETE vai tratar 100 litros de esgoto por segundo e será mais um importante passo para avançar na universalização do saneamento básico do Município. 

      A assinatura do contrato com a ordem de execução do serviço ocorreu na manhã desta quarta-feira (21) entre o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia e representante da Crivelatti Engenharia Ltda, empresa vencedora do processo licitatório. O investimento será de cerca de R$ 20 milhões, com mais de R$ 11 milhões de recursos próprios do Sanep e o restante via Orçamento Geral da União (OGU).

Fotos: Gustavo Vara

      A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o ato de assinatura e destacou a importância da retomada das obras. 

“A construção da Estação será possível graças ao poder de investimentos que o Sanep voltou a ter com os recursos da taxa do lixo. Este é um grande passo rumo à universalização do saneamento em Pelotas”, afirmou.

      Garcia explica que 27 mil residências estão com redes ativas ligadas ao CG3 e terão o esgoto tratado na nova ETE, beneficiando regiões da Zona Norte, como Vila Princesa, Pestano, Sítio Floresta, Três Vendas, Getúlio Vargas, Arco Íris e proximidades do Aeroporto. A estrutura física da Estação terá suporte para tratamento de 300 litros de esgoto por segundo, com o primeiro módulo tratando 100 litros por segundo. A previsão é de que a obra seja executada em 18 meses.

      Participaram do ato o presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Garcia (PTB), os vereadores Fabrício Tavares (PSD), Éder Blank (PDT); o presidente do Conselho Deliberativo do Sanep, Volnei Rosa, secretariado municipal, representantes da Caixa Econômica Federal; e servidores do Sanep.

ETE Novo Mundo

      A empresa que venceu o processo anterior abandonou as obras em 2014, após concluir a construção do coletor geral, o que obrigou a autarquia a fazer ajustes no projeto e licitar novamente. A melhoria visa combater os quase 400 quilômetros de valetas com esgoto a céu aberto da cidade, com foco da autarquia na construção de redes de esgoto. 


Tags

esgoto, sanep, ete novo mundo, esgoto, sanep, ete novo mundo