Obra na Barragem causará desabastecimento na noite de sexta

Sanep vai trabalhar em novo aprofundamento do ponto de captação de água

15/04/2020 | 09:04:03


A partir das 19h de sexta-feira (17), o Sanep vai executar uma nova obra de aprofundamento do ponto de captação na Barragem Santa Bárbara. O serviço visa ampliar e melhorar a área na qual ficam instaladas as bombas e as estruturas flutuantes que captam a água bruta e direcionam à Estação de Tratamento (ETA). Durante o serviço, será necessário parar o abastecimento nos bairros que recebem água da Barragem: Centro, Porto, Fragata, Três Vendas e parte do Areal (região próxima à Baronesa). A normalização do abastecimento deverá ocorrer apenas na madrugada.

Intervenção é necessária para ampliar o ponto de captação de água – Foto: Sanep

O aprofundamento da área possibilita a captação da água com mais qualidade, conforme previsto em um plano de ação construído pela autarquia em dezembro. 

“Com a previsão da estiagem, nós elaboramos este plano que previa diversas obras, como o aprofundamento das áreas de captação, abertura de novos poços, abertura de um canal, substituição de bombas, ampliação do número de flutuantes, tudo para que fosse possível captar a água mesmo com os níveis mais baixos”, afirma o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia. 

Nesta quarta-feira (15), o índice da Barragem Santa Bárbara chegou a 3 metros e 21 centímetros abaixo do nível ideal de captação.


Tags

sanep, sanep, barragem santa barbara, estiagem, barragem santa barbara, estiagem, sanep, barragem santa barbara, estiagem, sanep, barragem santa barbara, estiagem, obra, aprofundamento do ponto de captação, captação de água, mais qualidade