Obra da ETA São Gonçalo avança com travessia de tubulação no Arroio Moreira

Sanep investiu mais de R$ 600 mil na operação que instalou a adutora abaixo do fundo do curso d'água. Método não destrutivo foi adotado para dar mais segurança e agilidade ao processo

25/01/2021 | 12:01:32


Uma etapa importante na execução da obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo foi cumprida na sexta-feira (22), com a instalação de uma adutora no Arroio Moreira – tubulação necessária para transportar a água tratada até o Centro de Pelotas, de onde será distribuída à população. A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, acompanhou a operação, que envolve investimento de R$ 603 mil da autarquia, e salientou a sua relevância para a implantação da nova Estação, que ampliará em até 50% a distribuição de água na cidade.

A adutora, de 150 metros de comprimento e 710 milímetros de diâmetro, foi instalada a partir do método não destrutivo, que incluiu a passagem de cerca de 40 metros de extensão do tubo sob o Arroio Moreira, ou seja, abaixo do fundo do curso d'água. O formato foi escolhido pelo Sanep por apresentar maior agilidade de execução e segurança mecânica ao processo, assinalou a gestora da autarquia. A travessia da tubulação pelo Moreira integra o longo trajeto que a água terá que percorrer depois de tratada, até alcançar o reservatório da Praça Piratinino de Almeida, onde fará o entroncamento com as outras redes de distribuição já existentes.

Com a travessia de tubulação no Arroio Moreira, Sanep cumpriu etapa importante do trajeto da água tratada na futura ETA até as residências. Fotos: Rodrigo Soares/Sanep

Confirmando a retomada da construção da ETA - localizada no Capão do Leão –, nesta semana, a diretora-presidente lembrou que a estação será essencial para garantir um aumento expressivo da oferta de água potável. “É uma grande obra de infraestrutura no município, que possibilitará o tratamento de 500 litros de água por segundo e, consequentemente, dará mais segurança e estabilidade à rede de abastecimento de Pelotas”, pontuou Michele.

O sistema adotado na nova estação será inédito em Pelotas, considerando a captação direta no canal São Gonçalo. Os meios atuais de abastecimento de água são provenientes de barragens, cujo volume de água está sujeito a variações climáticas.

Obra retomada

Em março de 2020, a construção da ETA São Gonçalo, no Capão do Leão, precisou ser paralisada devido ao decreto municipal que proibia a presença de profissionais de outros estados em obras na cidade, considerando o contexto de pandemia da Covid-19. No caso da estação, grande parte do corpo técnico da empresa executora – a empresa Enfil S.A. Controle Ambiental – é de São Paulo, o que fez com que a obra fosse suspensa temporariamente. 

Enquanto isso, no ano passado, o Sanep avançou na construção da adutora complementar da ETA na área central da cidade, na rua Guilherme Wetzel, que será responsável por transportar a água tratada até a zona norte, onde será implantado um novo reservatório. A obra da Estação São Gonçalo é feita com investimento do PAC Saneamento e da Prefeitura, através do Sanep.

Caminho da água

A água bruta captada no canal São Gonçalo será levada pelo canal da Embrapa até a nova estação, mais precisamente, ao equipamento que determinará o volume de água a ser tratado. A chegada da água potável nas residências ocorrerá por meio das redes adutoras, cujo trajeto passa pelo centro da cidade com caminho pela rua Barão de Santa Tecla, a partir da Sete de Setembro até chegar no cruzamento da Andrade Neves com Barão de Azevedo Machado. A partir da Barão de Azevedo Machado foi feita uma nova extensão para que a adutora também abasteça a zona norte, seguindo pela rua Guilherme Wetzel, avenida Dom Joaquim, avenida República do Líbano até a rua Um do Dunas, onde será conectada ao novo reservatório que será construído no local.


Tags

sanep, eta são gonçalo, arroio moreira, travessia, estação de tratamento, sanep, eta são gonçalo, arroio moreira, travessia, estação de tratamento, sanep, eta são gonçalo, arroio moreira, travessia, estação de tratamento, sanep, eta são gonçalo, arroio moreira, travessia, estação de tratamento