Mutirão do Sanep limpa mais de 400 bueiros em 14 dias

Duas caçambas cheias de lixo já foram retiradas das estruturas responsáveis pela drenagem pluvial na cidade. Resíduos são expostos no Calçadão para alertar a população

10/06/2020 | 11:06:52


Em duas semanas, o mutirão do Sanep já limpou 402 bocas de lobo na região central da cidade. O serviço, que acontece sempre à noite para evitar interrupções de trânsito e aglomerações, já passou por mais de 100 quadras no quadrilátero formado pelas ruas General Argolo, Gonçalves Chaves, Gomes Carneiro e Marcílio Dias. Duas caçambas de caminhão cheias de lixo já foram recolhidas dos bueiros – principalmente, garrafas pet, sacolas plásticas, embalagens de alimentos e objetos inusitados, como calçados.

Duas caçambas cheias de lixo já foram recolhidas em 14 dias de limpeza - Foto: Divulgação/Sanep

A autarquia aproveita a limpeza para conscientizar a população sobre o problema de descartar os resíduos nas ruas, expondo, no Calçadão da Andrade Neves, parte do lixo retirado no mutirão. A cena incomum tem chamado atenção de quem passa pelo Centro e promovido a reflexão sobre a responsabilidade de cada um para preservar a cidade limpa. A ação educativa também demonstra que todo lixo jogado no chão retorna para a própria população, ao entupir bueiros, impedir o escoamento correto da água e causar alagamentos.

Exposição busca conscientizar sobre o problema do descarte de resíduos nas ruas - Foto: Angélica Mengue

Mutirão ampliado aos bairros

A próxima etapa é superar a marca de mil bueiros limpos e estender o mutirão aos bairros do município. Ao todo, serão 90 dias de limpeza, a fim de preparar a cidade ao período chuvoso aguardado para o inverno, que começa neste mês. O serviço é executado por 12 horas ininterruptas, sempre das 19h às 7h, para evitar transtornos aos moradores. 


Tags

sanep, limpeza, bocas de lobo, bueiros, resíduos, drenagem, sanep, limpeza, bocas de lobo, bueiros, resíduos, drenagem