Limpeza de tanques na Barragem causará falta d'água

Serviço será executado pelo Sanep nesta segunda-feira, a partir das 19h, e busca manter constante o bombeamento durante a semana

11/05/2020 | 10:05:42


Na noite desta segunda-feira (11), a partir das 19h, o Sanep executará a limpeza completa dos seis tanques de decantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) ligada à Barragem Santa Bárbara. Para isso, será necessário interromper, temporariamente, o bombeamento do manancial. O abastecimento será normalizado a partir da madrugada de terça (12).  

Haverá falta d’água em todas as áreas abastecidas pela Barragem, como: Fragata, Centro, Balsa, Morada do Sol, Porto, Navegantes, Três Vendas (Santa Terezinha, Py Crespo, Lindóia, Tablada e regiões próximas), Ilha da Páscoa, parte do bairro Areal (região da Baronesa). Áreas abastecidas pelo reservatório R8 também serão atingidas, como areal e praia do Laranjal. 

A limpeza, que antes podia ser feita em cada planta da Estação a cada 21 dias (um tanque por semana), agora, precisa ser realizada diariamente, já que a água bruta captada pela autarquia no fundo da barragem tem baixa qualidade - sujando com mais frequência a estrutura e dificultando o tratamento da água para deixá-la potável à população. A ETA Santa Bárbara possui duas plantas com três tanques em cada, fundamentais ao processo de decantação da água bruta.

Tanques de decantação receberão limpeza completa – Foto: Sanep

Parando o bombeando nesta segunda, o Sanep busca evitar outras interrupções durante a semana, de forma a manter constante a distribuição de água nas regiões abastecidas pelo Santa Bárbara. Isso porque, ao limpar toda a estrutura de uma vez só, as chances de diminuir as pressões do bombeamento nos próximos dias serão menores. 

O Sanep informa os cidadãos antecipadamente para que possam se preparar para o processo e guardar água.

Parada também será para nova escavação

A interrupção no bombeamento, nesta segunda, também servirá para a execução de uma nova escavação de aprofundamento do ponto de captação de água (será a terceira neste ano). As equipes ainda realizarão manutenção em algumas bombas, a fim de aprimorar o processo de distribuição de água. 

Estiagem prejudica

O cenário piora devido à estiagem histórica na região - o acumulado de chuva, de novembro até agora, corresponde a 254 milímetros, sendo que o esperado para o período era 1,2 mil milímetros, cinco vezes mais. A falta de chuva colabora para que o nível da barragem diminua dia a dia. Nesta segunda-feira (11) a barragem atingiu 3m87cm abaixo do ideal para captação de água, representando o pior cenário desde sua construção, há 52 anos. 


Tags

sanep, barragem, barragem santa barbara, sanep, barragem, barragem santa barbara, sanep, barragem, barragem santa barbara, sanep, barragem, barragem santa barbara, sanep, barragem, barragem santa barbara, sanep, barragem, barragem santa barbara