Hidrojato que desobstrui canos começa a operar

Sujeira acumulada de décadas nos canos dificulta a passagem de água

16/02/2018 | 04:02:19


      Um serviço que vai beneficiar o abastecimento de água dos contribuintes de Pelotas começou nesta sexta-feira (16). Trata-se de um caminhão hidrojateador do Sanep que desobstrui as redes de ferro. A sujeira acumulada de décadas nos canos dificulta a passagem de água e diminui o fluxo de fornecimento às residências.

      A primeira rua a receber a visita do hidrojato, como é chamado, foi a Rafael Pinto Bandeira, entre Professor Araújo e Santos Dumont. Por lá, a equipe utilizou a mangueira de alta pressão, retirou parte da tubulação comprometida e substituiu por um cano de PVC. 

Fotos: Janine Tomberg
"Antes, a gente tinha que trocar toda a rede onde a sujeira estava densa. Além do transtorno da obra, ainda tinha o custo da pavimentação, de R$ 290,00 por metro quadrado, para tapar o buraco que era aberto na via. Com o hidrojato, vamos ganhar rapidez e economia", analisou o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

      A mudança vai melhorar a vida de moradores como a aposentada Maria Betemps. Ela reside há 60 anos na Rafael e convive com a falta de água. 

"Aqui vem um fio d'água que dificulta até o banho de chuveiro. Vou aguardar essa melhoria, porque preciso muito do abastecimento", afirmou.

        Durante o serviço, o abastecimento é interrompido temporariamente na região. Após o término, pode sair água escura das torneiras e esta deve ser descartada. A orientação é deixar correr a água até que volte a fluir incolor novamente.      

      O Sanep adquiriu o hidrojato no ano passado por R$ 650 mil com recursos próprios. A nova frota, que inclui um caminhão utilitário e outros seis veículos, são resultado dos investimentos da autarquia subsidiados pela implantação da taxa do lixo. 

       Onze funcionários do Sanep participaram de treinamento de manuseio do novo caminhão e vestem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), necessários para a operação das mangueiras. A potência do jato de água varia de 8.000 a 22.000 PSI (medida de pressão). Quando o hidrojato é utilizado nas ruas, uma equipe é deslocada para isolar a área e evitar o risco de acidentes com pedestres. 

   


Tags

sanep, hidrojato, investimento, água, sanep, hidrojato, investimento, água, sanep, hidrojato, investimento, água