Festa de Iemanjá movimenta o balneário dos Prazeres no fim de semana

Celebração de umbandistas e africanistas ocorre nos dias 1º e 2 de fevereiro

28/01/2020 | 04:01:35


Milhares de pessoas são esperadas, neste fim de semana, para a 63ª Festa de Iemanjá, promovida pela Federação Sul-Riograndense da Umbanda e Cultos Afro-brasileiros, com apoio da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e do Sanep, e da Brigada Militar. A celebração de umbandistas e africanistas dura cerca de 24 horas, a partir do início da noite de sábado (1º/2), com carreata e trajeto em barco, até chegar ao balneário dos Prazeres.

Imagem divulgação.

Às 20h30min deste sábado, a carreata com a imagem da Mãe Iemanjá sai da sede da Federação, na rua Xavier Ferreira, nº 1.000, percorre as ruas Juscelino K. de Oliveira, Comendador Rafael Dias Mazza, avenida Adolfo Fetter, as avenidas Rio Grande do Sul e Dr. Antônio Augusto de Assumpção Júnior, no Laranjal, até o chafariz (shopping Mar de Dentro/Balneário Santo Antônio) e faz o resto do percurso em barco, pela Lagoa dos Patos, até o balneário dos Prazeres.

A previsão é de que a imagem de Iemanjá chegue à orla dos Prazeres por volta das 22h, onde é realizada uma cerimônia de recepção com execução dos hinos nacional e da Umbanda e uma prece de abertura, com participação da prefeita Paula Mascarenhas, do presidente do Conselho Executivo da Federação, Joabe Luis Bohns, e de autoridades convidadas. Em seguida, são realizadas as homenagens à Iemanjá, por parte dos conselhos, centros e público presente. 

No domingo (2/2), a festa continua com a visitação da comunidade e simpatizantes da Mãe Iemanjá. Às 16h, ocorre o encontro das duas imagens, Iemanjá (Umbanda) e Nossa Senhora dos Navegantes (Igreja Católica), na Lagoa dos Patos; por volta das 18h, entrega de oferendas à Iemanjá nas águas da laguna e cerimônia de encerramento.  


Tags

63ª festa de iemanjá, carreata, barco, umbandistas, africanistas, oferendas, encontra das duas imagens, 63ª festa de iemanjá, carreata, barco, umbandistas, africanistas, oferendas, encontra das duas imagens, 63ª festa de iemanjá, carreata, barco, umbandistas, africanistas, oferendas, encontra das duas imagens, 63ª festa de iemanjá, carreata, barco, umbandistas, africanistas, oferendas, encontra das duas imagens, 63ª festa de iemanjá, carreata, barco, umbandistas, africanistas, oferendas, encontra das duas imagens, 63ª festa de iemanjá, carreata, barco, umbandistas, africanistas, oferendas, encontra das duas imagens, 63ª festa de iemanjá, carreata, barco, umbandistas, africanistas, oferendas, encontra das duas imagens