Ecopontos recebem descarte de resíduos de segunda a sábado

Unidades no Centro, Laranjal, Balsa e Cerquinha podem ser procuradas das 8h às 12h e das 13h às 17h, para entrega de diversos materiais

16/08/2021 | 01:08:48


Dar a devida destinação aos resíduos é uma das atitudes individuais com alto impacto coletivo, quando o assunto é preservar o meio ambiente. Em Pelotas, os Ecopontos concentram o descarte de dezenas de materiais, recebendo desde produtos recicláveis, como vidros e plásticos, até materiais volumosos, como pneus, colchões e móveis desmontados. Sob a gerência do Sanep, as equipes ficam a postos nos locais para ajudar nas orientações e descarregamentos dos itens.

Unidades estão abertas de segunda a sábado - Foto: Luiza Meirelles

Das cinco unidades implantadas em Pelotas, quatro estão em operação e recebem os moradores de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h: os Ecopontos JK, Laranjal, Balsa e Cerquinha (veja a localização completa abaixo) – todos passando por requalificações na sua infraestrutura e no formato de atendimento para qualificar o acolhimento aos usuários. A unidade do Fragata segue temporariamente fechada ao público para melhorias estruturais e readequações técnicas, a fim de ser reaberta em breve.

Cada usuário tem o limite de 1m³ por descarte, o que equivale aproximadamente a uma caixa d’água de mil litros. As coletoras ficam dispostas nos locais, com a sinalização de cada tipo de material aceito: podas e galhações, resíduos de construção civil, isopor, etc. O Sanep ressalta que as unidades não recebem lixo orgânico, biológico, químico e industrial.

O que pode x não pode descartar no Ecoponto

- Pode: resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico, vidros, espelhos, metais e isopor); resíduos de manejo de vegetação e jardinagem, como podas e supressão; resíduos da construção civil, como tijolos, concreto, terra, madeiras, forros e argamassa; eletroeletrônicos e eletrodomésticos de linha branca (geladeira, fogão, televisão, monitor, impressora); resíduos volumosos desmontados (móveis, sofás, armários, guarda-roupas, mesas, colchões); pneus; e óleo de cozinha usado.

- Não pode: resíduos orgânicos; resíduos biológicos e sépticos, como remédios, agulhas, curativos, seringas e animais mortos; resíduos químicos e industriais (embalagem e restos de agrotóxicos, lâmpadas, pilhas e baterias) e restos de tinta (apenas as latas vazias).

Onde ficam os Ecopontos

- Ecoponto JK – avenida Juscelino Kubitschek, 3195

- Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95

- Ecoponto Balsa – rua Paulo Guilayn, 201

- Ecoponto Cerquinha – rua Engenheiro Hugo Veiga, 155

Sugestão de locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas

- Pilhas e baterias: Supermercado Peruzzo, na Praça 20 de Setembro, 849, e Atacado Treichel, na avenida Fernando Osório, 4842

- Lâmpadas: Max Material Elétrico, na rua Santos Dumont, 543.

Arte: Bruna Padilha

Tags

sanep, ecoponto, descarte correto, sanep, ecoponto, descarte correto, sanep, ecoponto, descarte correto, sanep, ecoponto, descarte correto