Descarte indevido de resíduos gera transtornos no Ecoponto Central

Materiais volumosos depositados incorretamente na fachada da unidade prejudicam rotina dos trabalhadores

09/01/2024 | 06:01:16


 O Ecoponto Centro, localizado na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, amanheceu, nesta terça-feira (9), com grande acúmulo de materiais descartados incorretamente na sua fachada. Colchões, restos de móveis e utensílios pessoais foram alguns dos itens abandonados na calçada em frente ao local, fora do horário de atendimento.

Descarte incorreto na fachada do Ecoponto. Foto: Divulgação/Sanep

O Sanep deslocou um dos caminhões responsáveis pela coleta de resíduos na cidade para fazer o recolhimento dos itens volumosos. “É importante que a população entenda que não há diferença entre descartar os volumes na fachada do Ecoponto, enquanto está fechado, ou em qualquer outro ponto das ruas. Trata-se de descarte irregular que gera transtornos. Temos horário amplo de atendimento para evitar esse tipo de situação e atender a população da melhor forma possível”, afirma o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso.

Equipes da coleta de resíduos fizeram a limpeza do local. Foto: Divulgação/Sanep

O descarte indevido de resíduos traz uma série de consequências ao município, de possíveis contaminações à obstrução de redes pluviais em dias de chuva. Por isso, Pelotas possui quatro ecopontos, em diferentes regiões da cidade, para que a população faça a entrega correta dos materiais. A categorização dos resíduos é feita pelo próprio cidadão, no momento do descarte, em estruturas específicas para cada tipo de material.

Onde ficam os Ecopontos:
Ecoponto Centro JK – avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.195. Funciona de segunda a sábado, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde. Funciona de segunda a sábado, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Ecoponto Balsa - rua Paulo Guilayn, 201, de segunda a sábado, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Ecoponto Cerquinha - rua Engenheiro Hugo Veiga, 155, de segunda a sábado, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
 


Tags

sanep, descarte incorreto, ecoponto, sanep, descarte incorreto, ecoponto, sanep, descarte incorreto, ecoponto, sanep, descarte incorreto, ecoponto, sanep, descarte incorreto, ecoponto